quarta-feira, fevereiro 27, 2013

TRIGO EM GRÃO E PRESENTINHOS GOURMETS

Dia desses eu vi alguns vasinhos com grama no Blog Barra Doce, ideais para esconder ovinhos de Páscoa e decorar a casa ou mesmo a mesa do almoço de Páscoa. A graminha era na verdade, sementes germinadas de trigo em grão.

Vejam só que belezinha, a foto abaixo é do Blog Make and Takes. Não é demais?

E lá fui eu para comprar o trigo e preparar uma pequena surpresa para as crianças. As minhas começaram a germinar hoje, vamos ver se ficarão bonitas. Por enquanto fiz só um vaso, na verdade uma xícara linda que estava com a asa quebrada e como fiquei com pena de jogar fora, colei a asa e uso como cachepot.

Como comprei 500g de trigo e obviamente não vou plantar tudo isso, resolvi dar a ele o uso culinário apropriado. No verso da embalagem tinha as instruções para cozinhar os grãos. Depois de cozidos eles ficam arredondados e arrebentam, rendem uma salada maravilhosa e que proporciona uma sensação de saciedade incrível. Quando eu almoçava em restaurantes vegetarianos essa era uma das minhas preferidas, mas nunca tinha feito em casa. Daqui pra frente pretendo fazer sempre e recomendo.

Para quem não conhece, olha só a diferença entre o trigo cru e cozido:
O meu prato de hoje ficou assim
Eu estou precisando muito de uma dieta, porém não sei dizer o quanto isso é calórico, mas ficou divino: Hambúrguer caseiro que eu já dei a receita AQUI. Um ovo frito para estrear a flor de sal com aipo que ganhei da minha cunhada, folhas verdes, tomates e salada de trigo (com cebolinha verde, limão, azeite, pimenta-do-reino e sal). Para acompanhar, laranjas (amo).

Esta é a flor de sal. Minha cunhada e cunhado foram para Morungaba, aqui perto de Jundiaí, e me trouxeram de presente. Lá tem uma empresa que fabrica temperos diversos e muito bons. Eu já havia visitado uma vez, na época fomos comprar geléia de pimenta para presentear alguns executivos da empresa onde eu trabalhava. Era a época em que passava uma novela chamada "Chocolate com pimenta" e a geléia era uma novidade muito apreciada.
Outro presente que eles trouxeram foi esse moedor de pimenta super prático. Eu adorei e por isso resolvi mostrar. A gente retira a tampa verde do frasco de pimenta e rosqueia a parte prateada do moedor nele. Aí é só girar a parte vermelha e pronto, pimenta moída na hora. Além de prático é uma graça. Adorei os presentes.
bjs a todos

terça-feira, fevereiro 26, 2013

COLOCANDO BOLSOS QUENTINHOS EM BLUSINHAS.

Reaproveitando velhos suéteres é possível colocar bolsos em camisetinhas. Olhem só que idéia bacana lá do blog Make it & Love it :

Foto do Blog Make it & Do it . Lá tem o modo de fazer.
bjs a todos.

TORTA SALGADA DE LIQUIDIFICADOR


Boa noite pessoal, estou passando para a deixar a receita da torta de liquidificador que algumas pessoas me pediram no face e por e-mail.

A receita é das antigas e está no caderninho já amarelado que ganhei da minha cunhada Márcia logo que me casei (quase 28 anos).

Torta salgada

Ingredientes:
3 ovos;
2/3 de xícara de óleo;
3 xícaras de leite;
2 1/2 xícaras de farinha de trigo;
sal (aprox. 1/2 colher de sopa - mas depende do recheio que for utilizado);
1 colher (sopa)  de fermento químico em pó.

Comece preparando separando os itens do recheio, que podem ser o que desejar. Eu costumo fazer estes que não vão ao fogo e por isso são mais práticos:

Atum ou Sardinha em lata:
2 latas de atum ou sardinha (lata pequena);
2 tomates picados;
1/2 cebola picada;
cheiro verde;
azeitonas picadas.

Peito de peru e muçarela:
Peito de peru fatiado a vontade;
Muçarela fatiada a vontade;
2 tomates em fatias;
azeitonas;
1/2 cebola picada;
cebolinha verde;
orégano.

Também pode ser feita com recheios refogados de legumes (de alho poró fica uma delícia), de frango, de linguiça, etc., mas atenção, espere esfriar antes de colocar na massa.

Modo de fazer:
Colocar primeiro os líquidos no liquidificador e bater, em seguida acrescentar o trigo e o sal e bater até misturar bem. Por último colocar o fermento em pó.

Unte e polvilhe com farinha uma assadeira (a minha tem aprox. 30 x 20 cm)

Coloque metade da massa, espalhe o recheio, coloque a outra metade. Eu sempre reservo um pouco de queijo para polvilhar sobre a torta antes de levar ao forno pois ela fica mais corada. Também coloco (quando tenho) tomates cereja inteiros para decorar e orégano.

Leve para assar em forno pré aquecido (180º) até dourar.

Fica ótima.

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

PIQUENIQUE NO PARQUE

Domingo foi dia de piquenique no Parque da Cidade de Jundiaí. O que nos animou foi o dia de "Leitura no Parque", organizado pelo Rotary de Jundiaí. Achei a iniciativa muito bacana. Livros de diversos segmentos poderiam ser retirados para leitura e até para levar para casa. 

Depois de lidos podem ser devolvidos na portaria do parque, dados de presente para outros leitores ou até mesmo fazer parte da biblioteca pessoal do leitor, mas o ideal é que o livro circule sempre, pois livros na estante ficam em estado de "hibernação" até que ganhem vida novamente nas mãos de um leitor.

 Fiz torta de liquidificador. Era enorme, essa parte que aparece na foto é só a metade dela. Estávamos em 8.
 Meu pai lendo o jornal do dia.
 Teve algodão doce e pipoca para as crianças (grandes e pequenas).
 A "banca" de livros infantis foi montada estrategicamente um um banco de jardim onde as crianças conseguiam ver e escolher os livros sem a ajuda dos adultos.

 Parada para um click dessa flor maravilhosa. Não sei o nome da árvore.
 O velho macaquinho de meias que eu fiz há algum tempo descansava no acolchoado. As meninas adoram e ele já teve orelhas e braços reforçados várias vezes. Para quem tiver habilidades "costurísticas" eu recomendo fazer. É muito charmoso. Veja meu post AQUI.
 Pausa para fotos. O vestido da Bibia combinou com o macaquinho que ela adora carregar.
 Com minha irmã vendo corrida de carrinhos por controle remoto

 
Uma linda e jovem paineira. Adoro essa árvore.
 Mesa e bancos para piquenique à beira da represa. Nesse local tem muitos pássaros.
 O sol estava forte demais ontem. Caretas dominaram, apesar do chapéu.
 E a Gigi "carinha pintada" e já borrada (um dia isso foi um coração)



 E domingo que vem tem novidades, se der a gente baixa por lá de novo.
bjs a todos e uma semana feliz!

sábado, fevereiro 23, 2013

PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Um vídeo super bacana e que foi muito bem feito. Vale a pena assistir e lógico: evitar o desperdício. Adorei!
Vídeo publicado em 15/10/2012 véspera do dia Mundial da Alimentação.

o texto abaixo foi transcrito do Youtube:


Em uma ação realizada no início do mês em Porto Alegre, trocamos os pratos tradicionais do buffet de um restaurante de grande fluxo por outros 20% menores -- nos quais literalmente faltava um pedaço. A ideia era chamar a atenção para os 20% de alimentos que são desperdiçados diariamente no Brasil -- campeão mundial no índice.




Compartilhe, ajude a divulgar.

sexta-feira, fevereiro 22, 2013

CAPA PARA CAIXA TÉRMICA DE ISOPOR

Não é de hoje que eu tenho vontade de fazer uma capa para a caixa térmica de isopor. A minha caixa já estava bem feinha, pois o isopor suja com facilidade. Hoje comprei uma caixa nova por menos de 10 reais. Ela é pequena, aproximadamente 30 x 25 de frente e 22 x 25 de lado. Como não tinha moldes e nem tutoriais à vista, decidi fazer a olho mesmo e deu super certo.  

A caixa nova e a velhinha ao fundo na foto.
Cortei uma tira de aproximadamente 30 por 100cm e duas de 22 x 25 para as laterais.
Fiz as bainhas nas extremidades para dar acabamento, sempre medindo na caixa. Alfinetei as laterais
E ficou assim, em formato de cruz
Depois foi só costurar. Fiz a alça copiando da que veio com a caixa 
Coloquei velcro nas 2 extremidades para fechar com facilidade.

Aproveitei para fazer uma capa para a caixa antiga, que já estava bem feinha mas agora ganhou sobrevida. Dessa vez usei a alça fininha que tinha vindo com a caixa nova. Combinou com a estampa azul.
Gostei muito do resultado. Recomendo.

UM BREVE DESABAFO

Ainda incrédula e perplexa com a recepção que a cubana Yoani Sànchez teve em nosso país. Por mais que eu me esforce, não consegui até agora entender o que move esses poucos jovens que contra ela protestaram. Só podem ser pessoas desinformadas com relação à ditadura cubana. 
Será que eles imaginam que se morassem em Cuba, não teriam a mínima chance de protestar, de usar seus celulares de última geração, de ter livre acesso à internet, de ter direito de ir e vir e liberdade de expressão? Isso para não falar da privação de produtos básicos que aquele povo passa.

Certamente servem de massa de manobra, os pobres desinformados. Talvez esteja se formando em nosso país, uma geração de rebeldes sem causa, ou melhor, rebeldes defendendo causas das quais não conhecem absolutamente nada. Pessoas inconsequentes. É o preço que se paga em um país que não tem dado a devida importância às escolas, um país que não cultiva sua memória, mas cultiva a impunidade e a cara de pau dos políticos que fazem o que bem entendem e continuam no poder há décadas sob nosso pacífico consentimento. 

Fiquemos espertos porque provavelmente seja assim que ressurgem as ditaduras, porque juro, não imaginava nem de longe que esse protesto totalmente sem sentido pudesse acontecer...e aconteceu. O problema maior é que mesmo em número reduzido, os protestantes conseguiram seu objetivo e até fizeram parecer que a maioria dos brasileiros era contra a cubana.

O grande problema é que não cultivamos a memória do país, parece que não ensinamos direito às novas gerações sobre a diferença entre democracia e ditadura. Somos um povo que não valoriza suas conquistas, já não se comemora devidamente o 7 de setembro, o 15 de novembro, só se sabe que é feriado. Não se comemora a transição do regime militar para o democrático. Um povo que não valoriza suas conquistas e não passa isso para as futuras gerações está correndo um sério risco de reviver o passado obscuro e está ignorando o sacrifício de todos que lutaram (inclusive perdendo a própria vida) para que hoje possamos expressar livremente nossas opiniões e ideais.

Algumas vertentes da esquerda tem doutrinado suas crianças com a cartilha que bem entendem, inclusive patrocinados por quem defenderam durante os protestos. Isso pode representar um enorme problema num futuro bem mais próximo do que podemos imaginar. É bom atentarmos aos sinais. Que esse incidente sirva para reflexão de todos nós. Principalmente orientando nossos jovens, com fatos históricos reais, sobre nosso nebuloso passado recente.

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

COMEDOURO PARA PÁSSAROS

Pessoal, tudo bem? A semana passou voando e amanhã já é sexta. Para alegrar o final de semana, que tal fazer um comedouro para atrair pássaros no quintal, na varanda ou no jardim? Olha só que coisa mais linda que encontrei no blog Erins.Creative.Energy. Lá tem o tutorial com fotos. Parece fácil, mas é preciso saber empunhar uma furadeira.

Foto e tutorial aqui: Erins creative

Um ótimo final de semana para todos.

terça-feira, fevereiro 19, 2013

APRENDENDO A FALAR



Crianças tem um modo muito peculiar de falar. É interessante (e engraçado) observar a evolução da fala nos pequenos, que na verdade parece evoluir e regredir o tempo todo, sem o menor problema para eles.

Das minhas filhas me lembro de poucas palavras, cenoura era "sonôra", cebola era "sobôla", hospital era "hispital" e como não anotei as coisas engraçadas, caíram no esquecimento. Uma pena, mas não quero reincidir no erro com as netas e resolvi escrever aqui o que tem alegrado meus ouvidos nos últimos tempos. Nada demais, apenas coisas de vó babona.

A Bibia não é de falar muito, mais sossegada e com menos de 2 anos, fala quase corretamente não fosse por ignorar completamente palavras com mais de 3 sílabas, seu mundo se resume em monossílabas e dissílabas. Tomate vira "mate", bolacha vira "lacha", danone é "none" e quando eu converso com ela, por vezes me sinto em uma sala com eco, já que ela repete o final de quase tudo que falo. Entre as poucas palavras erradas que pronuncia estão "queiche" (quente) e "maley" (Barney). Ainda não dá para dizer com certeza, mas parece que não terá muitos problemas com a palavra falada.

A Gigi entretanto, é uma matraca das legítimas e talvez por essa razão tenha um repertório incrível de palavras faladas de um jeito engraçado. Parece que o negócio dela é falar, mesmo que tenha que construir os sons seguindo uma lógica às vezes curiosa. Há algum tempo ela ignorava totalmente os "erres" do meio das palavras: poRta virava "pota" e também não pronunciava "erres" duplos: caRRo era "cao". 

Quando tentou se corrigir virou um "Cebolinha" e passou a usar o "L", transformando carro em "caLo". Quando fnalmente aprendeu a pronunciar "caRRo", passou a usar o R também onde não existia e vovó Ana passou a se chamar "RAna", os pronomes ele e ela viraram "Rele e Rela". E assim passou a funcionar a nova regra dos "erres" por algumas semanas, até que tudo entrou nos eixos.

Atualmente predomina o sotaque paulista caipira quando pronuncia braço por exemplo (aqui em Jundiaí  a maioria, inclusive eu, "arrasta" o R quando diz "porta"  mas não quando diz "braço", mais ou menos como a Hortência do basquete fala rsrs).
Ela também está entrando na fase da "bicicReta", do "pobRema" e da "pRaca"... tá de doer nos ouvidos...vamos ver qual será a próxima. rsrs

segunda-feira, fevereiro 11, 2013


FEITO NO BRASIL