Páginas

quinta-feira, setembro 19, 2013

RITA LOBO: COZINHA PRÁTICA - TORTA DE MAÇÃ e LINKS PARA O "RITA, HELP!"

Pessoal, acabei de encontrar este vídeo com a receita da torta que eu postei na terça-feira. Nessa versão a Rita dá várias dicas e fala que a receita pode ser feita com recheio salgado também. Como eu já tinha dito, a massa é maravilhosa. Assim que puder farei a versão doce que muito me lembrou aquelas tortas da vovó Donalda que eu morria de vontade de comer quando lia as estórias do Tio Patinhas.



E para quem, como eu, é fã da Rita, aí vão os links para os "Rita, Help!"  Eu nem sabia que já estava no oitavo episódio. Ainda não assisti todos eles, mas certamente o farei agora. Adoro!

Rita, Help! Episódio 1 - Omelete suflê
Rita, Help! Episódio 2 - Bolinhos de batata judaico
Rita, Help! Episódio 3 - Salada morna de tomates
Rita, Help! Episódio 4 - Morangos flambados
Rita, Help! Episódio 5 - Molho de tomate
Rita, Help! Episódio 6 - Sopa de cevadinha e músculo
Rita, Help! Episódio 7 - Quiche de legumes
Rita, Help! Episódio 8 - Brownie de chocolate

bjs a todos.

terça-feira, setembro 17, 2013

ETIQUETAS PARA BAGAGEM, CLUTCH TURQUESA, TORTA SALGADA, HORTINHA. HOJE O POST TÁ COMPRIDO...

Olá pessoal, eu poderia dividir este post em 4, programar as postagens para as próximas semanas e assim não ficaria muito tempo sem postar, mas quem diz que eu consigo? Quero mostrar logo o que andei fazendo. Sendo assim, vocês terão um longo post hoje e não sei quando terão o próximo. Espero que gostem das novidades. rsrs

As etiquetas em tecido iam viajar para a Europa com o Ricardo e o Ivan, 2 amigos que conheci na fila do visto no início deste ano. Só que eu não estava conseguindo encontrar o jeito certo de fazê-las. É que perdi a que fiz para mim no início do ano e não me lembrava como tinha feito com o visor de plástico (a parte mais difícil). Tentei em vão várias alternativas até encontrar este excelente tutorial no MAKE IT & LOVE IT. Mudei apenas algumas coisinhas e terminei as etiquetas ontem de manhã, só que já era tarde, eles embarcam amanhã e por causa da greve os correios não estão trabalhando com o Sedex 10, por isso as etiquetas ficarão para a próxima viagem. Por serem coloridas (e exclusivas) elas são ótimas para identificar as malas à distância, já que quando estão na esteira elas parecem todas tão iguais...



Hoje ainda é terça-feira, mas a semana já rendeu bastante, acabei de finalizar esta bolsa de mão que comecei a fazer ontem à noite. Gostei bastante e achei que foi fácil de fazer. O único e eterno problema é o zíper que eu não gosto de pregar, ah, e os pontos da minha máquina que voltou da revisão a menos de 1 mês  e continuam desregulados.

O tutorial é do blog ELM STREET LIFE.
O mais chato foi converter (e arredondar) as medidas para centímetros porque eu não tenho nenhuma régua em polegadas, aliás essa será minha próxima aquisição porque pouparia tempo.

Para facilitar a vida de quem também não tem régua em polegadas eu vou passar as medidas que usei:

Tecido principal
1 retângulo de   37 x 9 cm
2 retângulos de 25 x 15 cm
1 retângulo de   13 x 5 cm
2 retângulos de 28 x 13 cm

Tecido de forro
2 retângulos de 25 x 15 cm

Interface (manta para dar estrutura)
2 retângulos de 25 x 15 cm

1 zíper de 25 cm

Basta seguir o tuturial do blog e no caso de dúvidas sobre como pregar o zíper e fechar as costuras da bolsa eu sempre consulto o TWELVE 22. Ajuda demais! Aliás, sempre recorro a ele e se um dia tirarem do ar eu vou apanhar para lembrar.

A bolsinha eu comecei a fazer ontem à tardinha, recortei os tecidos, passei, alfinetei e parti para preparar o jantar. Na verdade eu precisava fazer uma torta de camarões. Há uns 10 dias eu encontrei uns camarões frescos e muito bem "apessoados" no supermercado e como o preço estava irresistível eu comprei quase 2 kg. Meu pai me ajudou a limpá-los. Não foi fácil, mas rendeu muita conversa e risadas, regadas a um pouco de cerveja porque ninguém é de ferro (só o camarão era ferro rsrs piadinha besta). Aí refoguei rapidamente e congelei porque queria fazer uma torta tipo empadão e precisava encontrar uma boa receita. Na semana passada minha amiga Ana postou a foto de uma torta que ela tinha feito e eu pensei: encontrei a receita da massa. Acertei, a receita é excelente, não fica engordurada como aquelas que levam gordura vegetal (eu não gosto), mas fica levemente crocante.

A receita:
200 g de manteiga (usei 150g porque era o que tinha em casa)
1 lata de creme de leite com soro
1 colher (de sopa) rasa de açúcar (é isso mesmo, a torta não ficará doce)
1 colher (de café) de sal
500 g de trigo
1 colher (de sopa) rasa de fermento em pó (químico- aquele para bolos)

Modo de fazer:
Pique a manteiga para que ela amoleça mais rapidamente e junte os ingredientes na sequência descrita na receita.
Misture devagar, sem sovar a massa e deixe descansar na geladeira por 10 minutos.
Divida a massa em 2 partes, uma menor para cobrir a torta e a maior para forrar a forma. Eu estiquei a massa com o rolo, sem apertar demais e forrei uma forma redonda (vcs se lembram da forma fulgor? a minha é o que restou dela - tem 28 x 4 cm). Use as sobras de massa para enfeitar a torta, as tirinhas ficam super crocantes. A Gigi adorou e comeu quase todas. rs

Pincele com um ovo batido e deixe assar até dourar.

Importante: O recheio deve ser usado frio, por isso faça com um pouco de antecedência, uma hora antes será suficiente desde que você o tire da panela e deixe esfriando em um prato grande e aberto. Eu coloco na janela da cozinha para torturar a vizinhança kkk brincadeira, é para esfriar mais rápido mesmo.

O meu recheio levou camarões refogados em alho, óleo e cebola, acrescentei 1 tomate picado, salsinha, cebolinha e ervilhas congeladas. Adicionei um pouco de água e fui polvilhando um pouco de farinha de trigo até o caldo engrossar formando um creme leve.

Na foto o recheio parece seco porque tirei o último pedaço da geladeira agora cedo para fotografar, mas quando a torta é aquecida ele fica úmido e brilhante. Uma delícia.

Ontem quando a torta saiu do forno, minhas filhas levaram para casa 1/4 cada uma, a outra metade comemos na hora e sobrou só este pedacinho.

Agora preciso ir novamente ao supermercado para ver se ainda tem daqueles camarões porque fiquei devendo um pedaço para meu pai que teve tanto trabalho me ajudando e ficou sem a recompensa. rsrs.
 E a hortinha está crescendo. Meu marido ganhou mais algumas mudas de alface, rúcula e almeirão. Eu comprei cebolinha e plantei a salsa. Também replantei alguns chás como hortelã, poejo e erva cidreira. Logo logo não terei mais espaço para caminhar no quintal rsrs.
 Quando fui comprar as cebolinhas encontrei esse vaso de morangos.
 As meninas adoraram.
Bjs a todos e uma ótima semana. Aqui chove graças a Deus!.

terça-feira, setembro 10, 2013

E SETEMBRO JÁ CHEGOU.

Oi pessoal, tudo bem por aí? Percebi que ando sumida quando ontem minha filha acessou o blog e me perguntou se eu não ia mais atualizar, aí bateu a saudade, coloquei a preguiça de lado e aqui estou. Como já disse, ando sumida, só que não parada. Tenho feito um pouco de tudo mas...costurado pouco. Tenho usado a maior parte do meu tempo organizando coisas do dia a dia e o enorme "passivo" de tranqueiras que eu acumulei nos últimos anos de trabalho. 

Mas de tempos em tempos eu arrumo um tempinho para as costuras, fiz estas calças de pijamas para as crianças. Os tecidos são de uma flanela importada que mais parece feltro e já faz muito tempo que estavam no armário. A calça foi bem fácil e eu aprendi a costurá-la com um vídeo do youtube que não consigo mais encontrar, mas acabei achando agora, para quem quiser se arriscar, um tutorial com fotos no Crafty Cousins que é mais prático e rápido que o longo vídeo que eu usei. As calças não tem costura lateral e achei super interessante esse jeito de costurar primeiro os cavalos e depois o comprimento das pernas. As camisetas de malha eu comprei prontas e só costurei o mesmo tecido da calça para dar um ar de conjunto. Pena que não tenho fotos das 2 com os pijamas completos para mostrar. Na verdade nem eu mesma vi porque fiz as calças em um dia e elas levaram embora para casa e só depois mandei as blusinhas. Lógico que elas amaram. O bom de costurar para crianças é QUE elas que sempre vão gostar. rsrs


Também tenho ido para a chácara de vez em quando e tudo lá está muito seco, dá até pena de ver, mas nessa época é assim mesmo. Com as videiras podadas a sensação de seca é ainda maior, mas já começaram a brotar novamente e da próxima vez que formos pra lá a vista será outra.
 A horta está com poucas verduras.
   Mas as cenouras conseguiram sobreviver.
 E fizeram a alegria da Gigi, que adorou colher mas, nada de comer...
Flores são raras nessa época
Estas amarelinhas nunca nos abandonaram rsrs.
E o amarelo dos ipês dessa chácara pelo caminho estava irresistível.
Aproveitando o embalo da horta da chácara resolvi fazer uma hortinha em casa para as meninas acompanharem o desenvolvimento das verduras e quem sabe despertar o apetite pelos verdes. A Bia já gosta mas Gi não quer saber de saladas. Legumes só ensopados com frango. Para começar: alface, chicória, berinjela, pimentão. Logo logo rúcula e almeirão, além dos temperos vão brotar por aqui.

Adivinha se foi divertido?
Novidade: achamos esse chuveiro em uma agro da região. Acho que vai ser muito divertido mostrar isso para as meninas. Só estamos esperando o tempo esquentar um pouco mais para começarmos a farra.
bjs a todos e uma ótima semana.