quarta-feira, maio 30, 2012

FOUNDATION - PAPER PIECING

Ando apaixonada por esta técnica e estou colecionando tutoriais. Até hoje só fiz 2 bloquinhos e deixei de lado, mas agora pretendo retomar.

Estes são grátis:

tutorial AQUI


Estes são da Ayumi do Pink Penguin e a imagem é do Sew mama Sew
Tutorial AQUI


Esse é do Sew take a hike

Não são fofos?

terça-feira, maio 29, 2012

PÃO CASEIRO x MÁQUINA DE PÃO x BATEDEIRA

Ontem à noite coloquei os ingredientes para preparar um pão na minha máquina e descobri que ela não estava misturando ou batendo a massa e só fazia um barulho estranho, ou seja, pifou.
.
Àquela hora da noite não me animei a sovar a massa manualmente, até porque não consigo fazer isso direito (aquele meu velho problema nas mãos). Então larguei tudo lá na máquina, como se tivesse ligado só o timer, e decidi que tentaria fazer hoje cedo.

Hoje usei uma batedeira com o batedor para massas pesadas e vejam o resultado:
Fui até o COME-SE para ver como a Neide Rigo faz aqueles lindos cortes e tentei fazer parecido. Até que ficou bom mas ainda estou longe daqueles desenhos mais complexos. rs Quer ver os lindos pães da Neide? Veja no final do post dela AQUI
Eu sempre gostei do pão feito na máquina mas -juro- nem parece a mesma receita, é pelo menos 10 vezes melhor quando feito na batedeira. Acho que a batedeira tem movimentos bem mais fortes e abrangentes que a máquina de pão e talvez por isso o pão fique bem mais macio quando sovado na batedeira.

Mesmo assim vou mandar consertá-la para usar quando eu estiver com muita preguiça porque ela quebra um galhão com essa possibilidade do timer, que permite acordar de manhã e ter pão quentinho e cheiroso sem o menor esforço.

Eis a receita e o meu modo de fazer na batedeira (com o batedor próprio para massas pesadas - aquele em forma de gancho).  

PÃO BRANCO DE MANTEIGA - (para um pão de 600g)

1 copo de leite com 1 ovo (240ml)
(coloque o ovo dentro do copo e complete o copo com leite)
1 1/2 colher de sopa de manteiga
1 1/2 colher de chá de sal (eu uso 1 colher rasa)
2 colheres de sopa de açúcar
3 copos de farinha de trigo especial (720ml)
2 colheres de chá de fermento biológico seco.

Coloquei tudo na batedeira e deixei batendo por uns 3 minutos. Desliguei e esperei mais uns 3 minutos para repetir o processo outras 2 vezes. Eu não marquei o tempo mas foi mais ou menos isso.

Deixei descansar por aproximadamente 1 hora. Como o tempo estava frio eu aqueci um pouco o forno e desliguei antes de colocar a vasilha com a massa, que estava coberta com guardanapo para não ressecar a superfície da massa.

Após esse tempo moldei o pão e coloquei em uma forma de bolo inglês. Aí usei uma faca bem fina e afiada para fazer pequenos cortes na massa já polvilhada com farinha de trigo. Quando a massa cresceu novamente os cortes se abriram e deram esse efeito bacana ao pão. Deixei descansar por mais 30 minutos e assei em forno quente até dourar. Depois foi só partir pro sacrifício: cortar e passar manteiga no pão ainda quentinho.  Hummmmm! nham nham nham...


bjs a todos.

segunda-feira, maio 28, 2012

DEVAGAR QUASE PARANDO...

Maravilha meu limão siciliano que está plantado no vaso há 5 anos. Deu 3 limões esse ano, esse é o mais maduro. Preciso achar algo especial para fazer com eles.
Outro dia pensei em levá-lo para a chácara mas tenho medo de tirá-lo do vaso depois de tanto tempo...
 Por trás da cerca uma paisagem que nos obrigou a voltar com o carro para fotografar.
O mais interessante é que passamos por ali toda vez que vamos buscar o leite mas nunca tinha visto com esse olhar. A imagem está meio granulada porque tive que usar o zoom.

Ah se eu dominasse os pincéis certamente ficaria um bom tempo ali tentando copiar a beleza dessa imagem. Adorei!
Chuchu
 Gigante perto da tampa de garrafa
 Quase 30 cm e tem até casinha de aranha (essa coisinha braca no sulco).
Não aguentei esperar e colhi um pezinho de amendoim. (adoro tirar fotos com a minha sombra pois pareço magra e alta rsrs)

 Jardim de alfaces (Rosana Sperotto, esse é pra você pois acho que vai gostar)
 De alface com amendoim
 Ainda muitas laranjas
 Alguém sabe que parasita é esta? Ela está infestando o pomar
 lagartinha perigosa
 musgo
 Orelhas de pau


 Mamoeiro
 Orvalho 
 Bananeiras
 Tijolo
 Tijolo florido
 Azaléias
 Que cor é essa?
 Estas são pra vocês. Jô Bibas me disse que em Curitiba estas flores se chamam beijinhos.
 bjs a todos e uma semana M A R A V I L H O S A !

quarta-feira, maio 23, 2012

LEMBRANÇAS GUSTATIVAS



Acho que já deu para perceber que eu estou meio à toa (tenho navegado e postado com maior frequência - e "delirado" um pouco também). Na verdade não deveria estar à toa, mas vou confessar:  me dei esse presente. Poucas coisas são tão boas quanto isso.
Tenho feito vista grossa para a bagunça que tomou conta por completo aqui da residência. Divina bagunça já que estamos todos reunidos sob o mesmo teto pela primeira vez desde que a Lu se casou há mais de 2 anos, e isso é BOM   DEMAIS!!!!  Pena que seja por pouco tempo. Nos finais de semana somos 8 aqui em casa e durante a semana pelo menos 7.
Meu grande sonho é morar todo mundo junto em uma casa grande o suficiente para convivermos com mais intensidade e também para ficarmos isolados quando não estivermos a fim do convívio, mas isso é quase uma utopia e portanto me contento com a situação atual.
A mesa do café ficou mais feliz e a do jantar então, nem se fale. Adoro escutar a Gi perguntando logo cedo: "Cadê a "fofó", mamãe? Minha lavanderia está a mil por hora e as máquinas não tem trégua, mas conviver com quem a gente ama é a melhor coisa do mundo.
Já estou ficando triste por ver que esses dias estão contados e daqui a pouco cada uma das filhas e famílias seguirá seu rumo e ficaremos só em 2 aqui em casa. Exceto aos finais de semana que espero, voltaremos a ser 8. Por via das dúvidas já providenciei 1 colchão inflável extra.
Mas enfim, tudo isso é para dizer que ultimamente ando cozinhando mais e por consequência frequentando mais o supermercado e o mercadinho. Ontem, em uma dessas idas, eu me deparei com uma coisa que não provo há tempos: tapioca. Na verdade era um preparado de tapioca já pronto para o uso. É só colocar na frigideira e adicionar o recheio, se desejar.
Pode ser salgado...
 ...ou doce


Eu adoro tapioca e minha história com ela vem de muitos anos. A empresa onde trabalhei por mais de 20 anos tem unidades em quase todos os municípios brasileiros e por isso tive a chance de conviver com pessoas de todos os cantos do país. Tenho saudade das pessoas e obviamente das iguarias como o doce de jaca do Espírito Santo, o bombom de cupuaçu que meu amigo trazia do norte e claro, da tapioca na manteiga que o Joaram, nordestino super falante e amigo, trazia para a gente tomar com café preto na hora do coffee break das reuniões. Esse foi meu primeiro contato com a tapioca, mas foi em Brasília que me apaixonei de verdade por ela. Fui à Brasília umas 4 vezes, todas a trabalho, e em todos os hotéis em que fiquei hospedada a tapioca era servida no café da manhã. Eu comia todos os dias e às vezes comia uma salgada e outra doce (hehehe). Quando eu voltava para a casa, saudosa dessa delícia, chegava a me arriscar a produzir a minha própria, mas achava trabalhoso e rendia muito para as poucas bocas que pretendiam devorá-las: eu e a Jú. Além disso eu achava que nunca ficavam iguais. Com o tempo acabei deixando de lado as tapiocas e como por aqui elas não são tão comuns, cairam no esquecimento (até ontem, quando encontrei o tal pacotinho). Paguei 3,59 e na embalagem dizem que rende 5 tapiocas. Acabei de fazer 3: uma de queijo e presunto e 2 de leite condensado com coco ralado. Pena que o coco ralado era desidratado (eu hidratei com água quente) pois com o coco fresco ficaria bem mais gostosa. Mas eu e Lu nos fartamos com as 3 e só não comemos mais porque a Ju que está trabalhando ia ficar tristinha de saber que não deixamos nada pra ela.
Não estou fazendo propaganda da marca porque nem conheço a empresa, mas vou mostrar a embalagem porque achei muito prática, gostosa e com preço camarada, mas não sei se estão disponíveis em todo Brasil. São fabricadas aqui em São Paulo.

O QUE É, O QUE É?

Esse post é para quem ainda acha que a reciclagem desse material resulta só em coisas bregas. Acho que vai mudar a opinião de muitas pessoas, pelo menos mudou definitivamente a minha. Quem já é fã do UNCONSUMPTION  sabe o que é, mas para quem ainda não conhece...veja AQUI

E então, foi lá ver? Não é bárbaro o que fizeram com este material que costuma boiar nas enxurradas?
bjs a todos

segunda-feira, maio 21, 2012

BONECA DE PAPEL

Procurando bonecas de papel encontrei este site AQUI com as bonecas Betsy McCall, de uma antiga revista. Os arquivos disponíveis vão de 1951 a 1961. Segue uma pequena amostra do que vi por lá. Tem muito mais.



E procurando por vestidos de boneca encontrei um modelito para bonecas de verdade. É uma graça e parece muito fácil de fazer.

É do blog Purl bee.
bjs a todos e boa semana.

terça-feira, maio 15, 2012

MEU LANCHINHO, MEU LANCHINHO...

Depois que parei de trabalhar, passei a frequentar mais o comércio do bairro e to adorando ficar menos tempo exposta às tentações dos grandes supermercados/hipermercados. Cheguei à conclusão que as coisas são um pouco mais caras (obviamente porque eles não compram grandes quantidades), mas acabo gastando bem menos porque compro realmente apenas o que preciso. Além disso ajudo a manter viva a quitanda da esquina, o mercadinho do bairro, a padaria, só o açougue da região ainda não me seduziu. São locais importantes e que dão vida aos bairros, onde se pode ir à pé (eu ainda vou de carro mas chegarei lá). Hoje à tarde porém, comprei algo que não precisava, mas desejava desde a semana passada. Passei pela prateleira dos macarrões e me lembrei das letrinhas desse post AQUI. São uma gracinha, mas acho que vou usá-las na sopa mesmo, pois são muito pequenas para pintar. Desconfio que não teria paciência para tanto, mas achei bem divertido brincar com elas e matar minha curiosidade pois não sei porquê, sempre achei que não tivesse todas as letras no pacotinho, mas parece que tem sim. Aliás, tem até números.

Hoje à tarde costurei um pouco. Fazia tanto tempo que eu não costurava que já estava com alguns sintomas da abstinência rsrs. Fiz uma toalha para a lancheira da Gigi.
Coloquei sianinha em toda a volta. Ficou um pouco torta mas agora acho que descobri como fazer para evitar isso.
O negócio é costurar a sianinha em um dos tecidos, com a devida margem, e só depois costurar os 2 mais a manta juntos.
A toalhinha é para a Gigi mas o versinho é para a Bibia, que está aprendendo a cantar essa música.

Matei a saudade da costura e vi que estou bem destreinada, mas em breve minha filha mais velha vai se mudar para a casa dela e o atual quarto que ela ocupa, se transformará no meu "Quarto de Costura". Me aguardem...

 P.S. Ando tão desatenta ao blogger que ainda não tinha notado que na janela do link tem a opção para abrir em nova janela. Até esses dias eu ainda alterava no HTML. Vocês já tinham notado? 

bjs a todos.

FEITO NO BRASIL