quinta-feira, março 29, 2012

COISAS DE VÓ?


Dizem que vó que é vó tem que saber fazer bolo. Eu confesso que nunca fui muito boa nisso mas, como boa vó que sou, pretendo melhorar meus dotes culinários nessa área. Por isso hoje resolvi testar uma antiga receita de bolo de fubá. A receita está no meu caderno há muitos anos mas eu nunca tinha feito. Até fui dar uma olhada em receitas de alguns blogs para ver se era isso mesmo e botei a mão, ou melhor, a colher na massa. O bolo ficou muito bom, embora eu seja bem mais fã de fazer e fotografar do que de comer, gostei bastante. 

Ele foi feito com fubá caipira, um fubá mais rústico que comprei há uns 15 dias em um restaurante campestre aqui da cidade. O fubá é feito por eles e é o mesmo que usam para fazer as deliciosas polentas servidas lá. Estava ansiosa para usá-lo e aproveitar a erva-doce colhida na chácara. Sou fã de ingredientes caseiros. 

Bolo de Fubá

Receita e Modo de fazer (tudo junto) 

No liquidificador:

Bata bem:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
acrescente:
3/4 de xícara de óleo (de preferência de girassol, canola, milho ou outro com sabor suave)
1 xícara de leite.

Numa tigela grande

Coloque:
2 xícaras de fubá
1 xícara de farinha de trigo.
Misture os dois e acrescente o conteúdo do liquidificador à tigela.
Mexa bem e adicione:
1 colher de sopa de fermento em pó
sementes de erva doce.

Asse em forno pré aquecido (quente). Use preferencialmente uma forma redonda de furo no meio (tem mais cara de bolo de fubá). Se conseguir esperar, desenforme só depois de frio.

Acompanha um delicioso chá de erva-doce quentinho.



 Meus novos companheiros de cozinha. Cara de vó mesmo não é? Minha mãe sempre preparava a massa do bolo em tigelas de cerâmica.
Olha só como o fubá caipira é mais granulado.

As próximas aventuras culinárias serão:

Doce de mamão verde (parece fácil)
E pães coloridos. 
Olha só que lindos estes que comprei em um evento aqui na cidade. É um trio de pães de forma caseiros. Além de saborosos e nutritivos são perfeitos para fazer bonito num encontro de amigos ou familiares e até para presentear. São de tamanho menor que o convencional. Os sabores são: natural, beterraba e cenoura.  Na verdade os legumes são utilizados para colorir suavemente a massa pois não dá para sentir o gosto deles. O que difere um pão do outro é a cor e a textura. Servi com patê fácil de fazer: atum, pedacinhos de azeitona, maionese e cebolinha verde. Ficou uma delícia.

Estou a procura de receitas. Quero fazer de mandioquinha e cenoura. 

bjs a todos e ótimo final de semana

domingo, março 25, 2012

FLORES x CACHEPÔ

O que seria dos vasos sem os cachepôs?

Lírio no cachepô de palha ou barbante. Essa flor cor de goiaba eu encontrei no supermercado e foi paixão a primeira vista. Nunca tinha visto nessa tonalidade.
mais um pouco do lírio, ele merece.



Avenca na cerâmica indígena. Essa planta é tão velhinha que nem sei, acho que tem uns 20 anos. Já secou e brotou mais de 20 vezes. Ficou linda na cerâmica indígena de uma tribo chamada Uai-uai. Comprei a cerâmica por volta de 1995 e já está meio desbotada mas tenho o maior xodó por ela. Às vezes ela é fruteira, outras cachepô.
Plantinha na cerâmica floral. Dessa planta eu não sei o nome, ela dá uma florzinha branca bem bonitinha e está aqui porque o vaso combina com o jogo de porcelana japonesa azul e branca lá da Liberdade em S.P.
Adoro porcelana japonesa. Essa também merece bis.
 Chuva de prata ouro do jardim do papai. Essa não tem cachepô pois eu não teria coragem de tirá-la do jardim, mas não resisti em fotografá-la.
bjs a todos. Ótima semana.

sábado, março 24, 2012

CHICO ANYSIO

Muitas vezes penso em não falar de certas coisas aqui nesse meu espaço, mas acho triste deixar passar em branco fatos como a morte de Chico Anysio no dia 23/03/2012, afinal não é todo dia que encontramos artistas com a genialidade dele. Não conheci a pessoa Chico para falar dele, mas conheci muitos de seus personagens, foram tantas e boas risadas que eles provocaram, foram tantos tipos curiosos e engraçados que entraram para o cotidiano do brasileiro graças ao seu talento e inteligência incontestáveis...

Sem dúvida uma grande perda para o humor de qualidade no Brasil. Embora mesmo em vida ele já deixasse saudade pela sua ausência involuntária da TV, agora sentirei saudade também de todos os outros duzentos e tantos Chicos que não morrerão com ele porque já estão eternizados, mas perderão um pouco da alma com a ausência do criador: Azambuja, Bozó, Coalhada, Gaspar, Haroldo, Justo Veríssimo, Painho, Popó, Professor Raimundo, Salomé, Silva, Tavares...e tantos outros que nem me lembro o nome.

Acho que meus preferidos eram o Haroldo e o professor Raimundo e toda a classe.

quinta-feira, março 22, 2012

FILHOTE

Semana passada aconteceu uma coisa bem chata, quando chegamos na chácara a galinha que estava chocando um ninho enorme havia morrido e 2 pequenos filhotinhos tinham acabado de sair das cascas.

Quando voltamos para casa já a noitinha, trouxemos os 2 em uma caixa de sapatos e eu feliz igual criança fiquei com a mão neles para aquecê-los. Quando chegamos em casa e acendemos a luz, vi que estavam infestados de piolhinhos e eu fiquei a viagem toda com a mão neles kkkk. Corri para o banho mas mesmo assim apareceram diversas picadas pelo meu corpo. Definitivamente, os insetos me amam!
Infelizmente um deles, bastante debilitado, não resistiu. Esse segue firme aqui em casa. É meio avermelhadinho, acho que vai virar uma bela galinha ou frango.
 Não é fofinho? Arteiro e agitadinho, não gostou muito de posar pra foto. Ainda tem alguns piolhinhos (todo o resto deles passou para mim rsrs). Alguém aí sabe como acabar com esta praga?
bjs a todos  um ótimo final de semana.

quarta-feira, março 21, 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down - Do luto a  luta - Parte 5 - VALE A PENA ASSISTIR

Agora cedo, lendo o blog Arte Amiga, me deparei com mais um "post amigo" (como sempre não é Jô?) sobre o "Dia Internacional da Síndrome de Down" veja AQUI.

Nos últimos dias tenho visto muitas reportagens sobre essas pessoas tão especiais, vencedoras e carinhosas, mas sinceramente, até então não havia me dado conta de que hoje se comemora este dia.

E como muita, mas muita gente mesmo também não deve ter se dado conta, vim fazer coro com a Jô e mostrar um pedacinho do vídeo "Do luto à luta". Não por acaso coloquei a parte que mais me sensibilizou e tenho certeza que quem tiver o prazer de assistir até o fim e prestar bem atenção (as vezes é difícil de entender algumas palavras) vai se emocionar positivamente e ainda vai ouvir uma breve explicação sobre a doença, feita por um portador da síndrome.

Eu fui apresentada a esse vídeo por volta de 2005, quando minha filha mais velha começou a estagiar em uma escola e um dos alunos da sala onde ela trabalhou era portador da síndrome. O Tales, uma criança muito amada, estudava em uma escola "normal" e era querido, muito querido. A mãe dele emprestou o vídeo e assistimos muitas vezes em casa. Nunca me esqueci desse rapaz que inicia a parte 5 e aproveito agora para compartilhá-lo com todos. Obrigada Jô pela sensibilidade da qual você sabe, sou super fã. 

bjs a todos e muito amor e carinho para com o próximo.
* no youtube tem as demais partes. Vale a pena assistir. É lindo!
No finalzinho da parte4 tem o início da entrevista com o bibliotecário.

domingo, março 18, 2012

SAFRA É SAFRA - DE NOVO ELAS: AS GOIABAS.

Depois do sucesso da goiabada que eu fiz e mostrei alguns posts atrás, voltei na chácara no final de semana passado (e neste também) para pegar mais goiabas. Dessa vez foram 2,2 Kg que renderam 5 potinhos que eu distribuí hoje para meus cunhados, cunhada, tio e sogra. Trouxe mais algumas agora, "rapei" o pé para fazer pra gente aqui de casa, pois acabei ficando sem nenhum pote. A arte dessa vez ficou por conta do rótulo desenhado e pintado a mão. Ficou bem artesanal, do jeitinho que eu gosto.
bjs a todos e uma ótima semana!

sábado, março 10, 2012

Adoro Crochet

Quem é novo por aqui deve se perguntar por que o blog tem este nome se ultimamente só se fala em comida e fotografia nele? Mas nem sempre foi assim. O blog, é claro, segue a cabeça e o coração do seu autor e se o novo visitante se embrenhar por aqui, vai logo descobrir que o crochê foi o início de tudo: a pedra fundamental! 
Descobri a blogsfera em 2008, procurando receitas de flores de crochê, e a partir daí me apaixonei pelos blogs e quase que instantaneamente decidi criar o meu próprio. O primeiro blog que visitei foi o da fofa e gentil Andréa do "Maravilhas do Crochê" e a delicadeza com que ela, que na época morava no Japão, se comunicava com os leitores me inspirou  a criar o blog. 
Depois do primeiro post em junho daquele mesmo ano, não parei mais. Esse mundo me fascina e me possibilita compartilhar e descobrir tanta coisa que não consigo me imaginar fora dele. Às vezes pinta uma certa paranóia e fico me questionando sobre compartilhar a vida pessoal aqui e com certa frequência tenho uns rompantes de temor e tiro todas as fotos e ou posts pessoais demais, uma pena pois ultimamente tenho tirado fotos tão lindas que gostaria de compartilhar...não sei, é coisa para se pensar com calma e só com a cabeça. Vocês também tem estes momentos de insegurança na rede?
Mas voltando ao crochê, estes dias senti uma saudade enorme desse craft tão simples, que precisa apenas de agulha, linha e tesoura para transformar fios em arte, roupas, acessórios, utilidades e por aí vai. Quando penso em crochê imagino cores em profusão, alegria e leveza.
E para matar a saudade nada melhor que um projetinho rápido e alegre: um jardim de porta copos.

A inspiração veio DAQUI, mas não ficaram iguais, creio que por estes  motivos:

primeiro porque eu não consegui entender muito bem, já tenho certa dificuldade com receitas em português e esta é em inglês (me confundo muito com as siglas do crochê em qq idioma...rsrs);

segundo porque eu finalizei com uma carreira de ponto baixo para dar mais firmeza e a receita não pede isso. Por conta disso as pétalas dos meus porta copos ficaram menos salientes que as do modelo inspirador. 

Além desses motivos aí, tem o fato de eu não conseguir seguir receita nenhuma, até na culinária isso fica difícil. Sou uma indisciplinada por natureza.

E tem também o fato de meus pontos terem ficado mais fechados, não sei se a linha que usei é mais grossa (usei a Bella da Pinguim e agulha 2,5).

Reflexões à parte, gostei muito deles. Ficaram como eu imaginava, alegres e úteis.
Não ficaram lindos e felizes?
Aproveito para mostrar como guardo minhas linhas. Pode ser útil para alguém. Como faço crochê poucas vezes no ano, guardo as linhas em grandes caixas plásticas, assim não pegam poeira e só de olhar eu já sei onde estão.
 Na tampa da caixa colo um rótulo da linha para não esquecer o número da agulha que devo usar e o nome da linha para caso de reposição.
 No estojo de agulhas eu coloquei uma rosinha para diferenciar as agulhas mais finas, que uso para linha, das mais grossas, de tapeçaria.

Aproveito ainda para agradecer as visitas e comentários, e me perdoem por continuar faltando com a retribuição que todos certamente merecem. É que agora que me aposentei tenho menos tempo ainda do que quando trabalhava. É sério. São tantas coisas que quero fazer que fica difícil parar muito tempo em uma só atividade. Engraçado que sempre tem alguém que me fala: Nossa, você já se aposentou? É tão cedo, não vai mais trabalhar?
Eu vou trabalhar sim, já estou trabalhando e muito, só que agora eu escolho meus trabalhos e não tenho mais patrões. rsrs
Sei que muita gente tem medo de se aposentar e de ficar pensando besteira mas é só se apaixonar por alguma coisa legal que não vai sobrar tempo para caraminholas não. Tem tanta coisa boa para fazer que vai continuar faltando tempo. Aliás, não sei como antes eu dava conta de tudo isso e mais o trabalho fora...
Aff! Falei demais e misturei as estações. Coitado do marido hoje, vai ter que me aturar com a língua solta e os pensamentos dispersos.rsrs

 bjs a todos.

sexta-feira, março 09, 2012

GOIABADA E ABÓBORAS

Flores em latinhas de tomate pelado. Os tomates foram para a mesa e as latinhas também.
 Época de goiabas, pé carregadinho...
 ...colheita generosa.
Viraram goiabada. Eu queria fazer goiabada de corte mas fiquei com medo de passar do ponto. A receita orientava a retirar do fogo quando começasse a aparecer o fundo da panela e eu retirei logo que isso aconteceu. Deveria ter esperado mais. Mas o problema acabou aí porque o sabor ficou idêntico ao daquelas compradas em tablete, só que para comer de colher. Delícia!!
Receita:
Descasque as goiabas e retire o miolo.
Bata no liquidificador com o mínimo possível de água (usei mais ou menos 1/4 de xícara).
Pese a mistura e acrescente a metade do peso em açúcar.
No meu caso rendeu 1 kg de polpa e eu usei 500g de açúcar.
Leve ao fogo baixo em uma panela alta (espirra bastante). Mexa sempre até aparecer o fundo da panela.
 E tinha tanta flor de abobrinha que não resistimos e fizemos algo calórico: flor de abobrinha empanada. Dica que a Sra N do blog "Resolvido a dois" me deu. (água gelada, farinha de trigo e temperinhos a gosto)
 Lave bem as flores, principalmente o miolo, senão você corre o risco de ingerir alguma proteína em forma de insetos como abelhas e formigas. rsrs
 mergulhe na mistura para empanar (a minha ficou muito fina, na próxima usarei mais farinha de trigo)
 frite em óleo quente
 escorra
 e deleite-se
Essa abóbora japonesa já estava fazendo aniversário aqui em casa. Já foi passear 2 vezes até a chácara e sempre acabava voltando, mas no último final de semana, depois de ver que ela voltaria pra casa de novo, resolvi cortá-la para ver se ainda estava boa e não é que estava?
 Fiz ontem, refogadinha com cebola e cheiro verde. Almocei ela hoje e estava ótima. Gente, esse prato é cenográfico, não comi tudo isso não, sobrou todo o arroz rsrs.
bjs a todos e ótimo final de semana

FEITO NO BRASIL