segunda-feira, outubro 31, 2011

PUDIM DE LEITE CONDENSADO


Desde criança este é um dos meus doces prediletos. Quando eu tinha uns 7 anos de idade, viajava para Descalvado/SP algumas vezes no ano e sempre que chegávamos lá, meu tio Antonio pedia para minha tia fazer o pudim para mim. Ele sabia que eu adorava (ai que saudade deles). O pudim dela era maravilhoso, feito no fogão a lenha e bem moreninho.

Domingo uma das minhas filhas foi almoçar com a gente e estávamos sem sobremesa. Pensei em comprar sorvete mas tinha gente gripada e resolvemos fazer o pudim. Em casa eu sempre faço no microondas ou em uma forma na chama do fogão mas como na chácara não tem micrroondas, e nem a forma apropriada, tive que fazer no forno. O resultado foi incrível pois pela primeira vez meu pudim ficou cheio de furinhos, e o sabor...ai o sabor...só provando para ter idéia. Acho que por causa do forno da chácara ser um pouco fraco, o cozimento foi mais lento e o sabor e a consistência ficaram bem melhores que do jeito que faço em casa.

A receita é muito simples, primeiro caramelize a forma e para isso coloque 1/2 xícara de açúcar  na própria forma, leve ao fogo e deixe caramelizar, acrescente então 1/2 xícara de água e deixe até dar ponto de calda grossa. Não use colher para mexer a mistura, apenas agite a forma para não queimar. E vá girando a calda para caramelizar as laterais. Deixe esfriar enquanto prepara o pudim.
 Em um liquidificador (olha só que velhinho e lindo esse aqui - já foi meu um dia) bata 4 ovos grandes, 1 lata de leite condensado e aproveitando a lata de leite condensado como medida, acrescente 1 lata de leite de vaca integral
 Bata bem
 Despeje a mistura na forma que a essa altura já deve estar com o caramelho bem durinho

 Feche a forma com uma folha de alumínio e para ficar bem vedada amarrre com linha grossa ou barbante
 Coloque a forma dentro de uma assadeira com água e leve ao forno médio por 40 minutos. Como o forno da chácara é beeeem lento eu deixei 50 minutos
 Depois desse tempo deixe o pudim esfriar...
 ... e desenforme. (Ai gente, fiquei tão orgulhosa do meu pudim!)
Vai um pedacinho aí? As frutinhas são só de enfeite mesmo porque são azedinhas demais. 

To com saudade de fazer visitas mas o tempo anda super escasso. Tenho tantas fotos que queria mostrar mas não consigo editar tudo...

Desculpem a falta de visitas e de retorno dos comentários, não é descaso não. Fico muito muito contente com todos só que não tenho parado muito em casa ultimamente então mal consigo postar. (exceto hoje que postei de baciada rsrs)

bjs a todos e ótima semana.

PANQUECAS DE ABOBRINHAS

Outro dia a minha amiga Edi, me ligou perguntando como eu fazia a panqueca de abobrinhas. Aí me dei conta de que já tinha um bom tempo que eu não fazia e nesse final de semana, aproveitando as abobrinhas plantadas lá na chácara, resolvi fazer a receita e tirar algumas fotos.  A receita é daquele livro antigo da Ofélia que eu já mostrei AQUI. Fiz também de carne moída, mas de longe a minha preferida é a de abobrinhas. Aí vão as fotos:

Abobrinhas
3 ovos frescos
 queijo tipo parmesão ralado
 queijo branco fresco fatiado
 massas para panquecas RECEITA AQUI
Recheios de abobrinha (ralada no ralo grosso) refogada (deixe bem sequinha - escorra se for preciso) e de carne moída
Coloque fatias de queijo branco e cubra com abobrinha refogada
enrole
polvilhe queijo e um tiquinho de molho de tomate, gosto de bem pouco molho. Leve ao forno até aquecer e derreter o queijo.
Sirva com salada. Hummm dá só uma olhada no queijo branco derretido dentro da panqueca de abobrinha... quero mais....
Bom apetite!

TOMATE

Os tomates são lá da chácara, fotografei no final de semana retrasado. Quando fui colher descobri esta colônia de insetos e me encantei com a cor igual a dos tomates. Estas praguinhas são velhos habitantes lá da chácara. Acho que eles são lindos e interessantes pois adquirem a cor do alimento da vez. Já vi amarelos no milho e uma vez fotografei um laranja no caule de uma flor. Estes ficam nos pés de tomate cereja que crescem entre as ruas de uva. Eu os coloquei em uma folha de uva que estava caída no chão, aparentemente já há alguns dias. Gostei muito do efeito contrastante do vermelho com os vários tons de verde da mesma folha. Espero que também gostem.




bjs a todos

segunda-feira, outubro 24, 2011

PIZZA DE PANELA DE PRESSÃO - RECEITA DE THEO WERNECK

Já faz um tempão que vi uma receita de pizza de panela de pressão e anotei no caderninho da chácara, pois lá tem uma panela de pressão pequena que não tem borda para dentro, e por essa razão é perfeita para fazer as pizzas. Nas panelas com borda fica difícil de retirar a pizza depois de pronta. Ontem foi dia de testar a receita. Aprovadíssima!!!. 
É uma receita super simples e caiu como uma luva para o que tínhamos de ingredientes (quase nada). É bem rápida de fazer pois a massa leva fermento para bolo. Não tinha leite então usamos água. Rendeu 5 pizzas (do tamanho de um prato de sobremesa). Fizemos de abrobrinhas, tomate e muçarela (não havia outra opção). 
Aqui você encontra a receita que eu peguei UOL receitas e no site do Edu Guedes tem vídeo explicativo Pizza de Panela de Pressão (Vó Fina - Theo Werneck) (confesso que não assisti inteiro)

Massa

3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de óleo
1 ovo
sal a gosto
água ou leite até dar o ponto (aprox. 1 xícara)
 
Eu fiz assim:
tomates fatiados
 abobrinhas colhidas lá mesmo, cortadas no comprimento e grelhadas no azeite com sal e pimenta-do-reino
 a massa não fica tão fofinha quanto a que leva fermento para pão mas é muito gostosa
 a panelinha de pressão (depois do trabalho deixei a bichinha brilhante como há muito não ficava)
 estiquei a massa e usei a própria tampa para marcar o tamanho do fundo da panela
 coloquei a massa no fundo da panela (untada com azeite). Observe a borda da panela, a pizza sai fácil com a ajuda de uma espátula. Os pretinhos dentro dela são resquícios das outras pizzas. Não é preciso lavar a cada pizza.
 coloquei molho de tomate
 as abobrinhas
 queijo, tomates, cebolas, azeitonas e orégano.
tampei a panela sem colocar o pino para que o vapor pudesse sair sem formar pressão. Ela funciona como um mini forno. Levei ao fogo médio (quase alto) por 3 minutos. Tire a panela do fogo e abra com cuidado.
 E ficou assim. Delícia rápida e muito fácil de fazer.
Nos links que eu coloquei lá em cima tem sugestões interessantes de recheios.
bjs a todos e ótima semana

terça-feira, outubro 18, 2011

PRESENTE PARA A PROFESSORA

Oi pessoal, voltando para mostrar as embalagens dos estojos:
Simples sacolinhas de papel craft enfeitadas com belas etiquetas de scrapbooking.

Estas eu tinha feito para teste das etiquetas das latinhas do batizado da Bibia. Os papéis para scrapbooking não são tão baratos mas rendem horrores. Não se joga nada fora pois qualquer pedacinho pode ser reutilizado.

 detalhe das etiquetas


Encomendinha da filha para a professora da Gigiba.
Adoro acrescentar um toque pessoal aos tecidinhos

 detalhes

 fofura
bjs a todos e ótima semana

domingo, outubro 16, 2011

MATRIOSKA DO BLOG MY SPARKLE

Ontem, durante minha tarde/noite de ócio, vi uma matrioska feita de feltro turquesa e me apaixonei perdidamente. Embora não saiba bordar, sempre faço pelo rumo, resolvi tentar fazer a belezinha. E olha que ficou bem bonitinha.
Super fácil de fazer e - para quem domina os pontinhos, certamente será bem mais fácil.  Para quem quiser tentar, quem disponibilizou a boneca foi a Danielle Wilson do blog MY SPARKLE.
Além de nos dar o molde ela fez um tutorial muito bacana.
Como minha criatividade não estava lá essas coisas e eu amei a composição de cores dela, fiz praticamente igual. Exceto os bordados, que não consegui fazer igual e as bochechas tortas (quase não dá para notar rsrs), tudo ficou perfeito. Projeto aprovado para fazer em cima da cama numa tarde chuvosa de temperaturas amenas. bjs a todos e ótimo domingo.
Olha só o tamanho da boneca. Eu fiz como ela falou no blog, imprimi a figura em 70% do tamanho original.
Ah, depois que terminei eu vi que me esqueci de bordar o contorno do corpo e da cabeça em azul, bordei só o contorno da parte branca.

bjs a todos e um ótimo domingo. Por aqui a chuvinha fina continua e acho que à tardinha vou continuuar o dia de preguiça pois com essa coisa de fazer a bonequinha acabei não conseguindo ver todos os livros. rsrs

sábado, outubro 15, 2011

SÁBADO DE PREGUIÇA

Trabalhando em um projetinho para uma escola. Ainda não cheguei ao resultado final, mas já comecei a gostar da carinha do vovô.  A vovó ainda está um pouco longe...
E no supermercado não resisti aos tomatinhos amarelos, nunca tinha visto. São deliciosos, do mesmo tamanho que os tomates cereja mas bem mais gostosos, são mais docinhos. Parece que se chamam "summer".
Como acabou o gás, tive que improvisar no microondas (argh!! não gosto de cozinhar em microondas)
Ovos mexidos,  tomates e cebolinhas verdes...
...mais um pouco de tomates vermelhos, queijo, presunto e o arroz integral que sobrou de ontem (tudo junto e misturado), viraram nosso almoço. Até que ficou bom.
 E aproveitando a chuvinha que ainda está caindo por aqui...
 ...plantei os gerânios que encomedei essa semana.
 e assim a casa vai ficando com cara de primavera.
 Na tentativa de encontrar um favicon bacana tirei muitas fotos de botões e aí comecei a inventar e saiu essa "flor" de botão mas não deu um bom favicon. Por falar nisso, alterei o meu mas só consigo vê-lo no Google Chrome, no IE ainda aparece o antigo (acho que era problema de cookies). Sei lá, esse blogger está meio esquisitão de novo. Ai que medo dele...
Beijos a todos e um ótimo final de semana. Por aqui não sei como vai ser. Depois do almoço me instalei na cama com um monte de revistas, livros de artesanato que chegaram esses dias, lap top, cobertor no pé, marido assistindo documentários no discovery, chuvinha lá fora...ai que preguiça...
...não sei não, acho que tenho suprimentos suficientes para ficar por aqui até segunda de manhã. rsrs

FEITO NO BRASIL