terça-feira, agosto 31, 2010

CALCINHA PARA BEBÊ - primeira tentativa

Ontem eu fiz uma descoberta: preciso me matricular com urgência em um curso de corte e costura. A Luísa comprou uma calcinha de malha para a Giovana e eu que tenho uma pequena coleção de paninhos fofos me empolguei e decidi fazer uma. Copiei o molde no papel, fiz a parte da frente um pouco menor e estava achando muito fácil...mas empaquei na hora de pregar o elástico, de costurar o viés na bainha para passar o elástico, enfim, ficou mais ou menos. Eu imaginei que passaria um elático em cada perna e um na cintura, depois de fechada a costura mas na prática não consegui e acabei passando 2  em cada perna e 2 na cintura (um em cada parte do molde). Faltou técnica e a peça saiu mesmo foi na base do improviso. Hoje vou procurar um curso. Tomara que tenha algum que caiba na minha agenda e no meu orçamento... bjs a todos e uma ótima semana.

Essa modelo é a 'baby barriguinha' da Lu. Ela resgatou do maleiro nesse último final de semana e apesar de estar meio amarelada, depois de um banho vai dar para a Gi se divertir com a boneca que era da mamãe.

domingo, agosto 29, 2010

ORQUÍDEAS

Não resisti a tanta beleza e vim mostrar as orquídeas da casa do meu pai. Vocês não tem idéia de como são lindas ao vivo. Dá vontade de ficar horas contemplando.

sábado, agosto 28, 2010

A ESCOLHA DE SOFIA.

Política é uma coisa chata...ok...talvez ninguém leia este post até o final mas sinto uma necessidade imensa de compartilhar o que penso. Ainda que fale apenas para mim mesma e para minhas filhas que são assíduas leitoras desse blog, já estará valendo a pena. Não gosto de nenhum dos candidatos. Tenho alguma simpatia por Marina  mas já faz algum tempo, acho que uns 10 anos, que eu decidi me alienar do mundo político. Não que eu tivesse sido política um dia na vida (quero dizer político com cargo), ou tivesse algum parente nesse mundo, mas eu tinha ideologia...aliás eu tinha muita ideologia, acreditava em um Brasil justo, ético, correto, sem discriminação sexual, racial, religiosa ou de qualquer ordem. Como me decepcionei demais com a realidade, decidi me alienar.

Eu sou do tempo da ditadura, eu nasci em 63 e ela, a "dita" em 64, tudo bem que na época mais pesada eu era bem criança, tenho até uma foto (que eu detesto), onde estamos eu e uma amiguinha de classe em um desfile de 7 de setembro, carregando uma foto enorme do então presidente , o sr. emílio garrastazu médice (1969/1974). Como éramos as menores da classe, nos colocaram para abrir a "ala" do desfile. A foto é em preto e branco mas me lembro perfeitamente da blusinha de cetim amarelo, o tênis conga azul marinho branco com meias brancas 3/4, a saia de preguinhas que já não sei se era azul ou verde, acho que era verde. Me lembro também, muito vagamente, de alguns professores falando baixinho sobre assuntos "proibidos".  É gente...nossos ditadores também faziam suas imagens aparecerem sempre, principalmente em datas cívicas, carregadas por inocentes criancinhas sorridentes. Para quem é jovem e hoje vê hugo chaves, kim jong II, sempre se fazendo aparecer em grandes outdoors ou até mesmo em monumentos (são pelo menos 20 os mais famosos ditadores da atualidade), não sabe muito bem, mas...o Brasil já foi assim...uma ditadura...
No final dos anos 80 eu andava de estrelinha vermelha na jaqueta. Na época eu trabalhava em uma empresa do governo federal (de direita é óbvio), frequentava comícios, defendia o PT com muita convicção, tentava convencer familiares e amigos a votarem no partido. Tenho até autógrafo do Lula quando ele e Plínio de Arruda Sampaio eram candidatos no final dos anos 80. Acreditava muito naquelas pessoas e no poder das mudanças que elas provocariam.

Um aparte....
Na época eu era uma devoradora de livros, jornais e revistas, sabia tudo sobre política. De todos os livros que li até hoje, acho que o que mais me marcou, e o que até hoje, na minha modesta opinião,  traz o melhor desenho da mente humana em face ao poder é  "A Revolução dos Bichos" (li umas 3 ou 4 vezes). Muito embora  George Orwell, o autor, tenha escrito esse livro como uma crítica ao comunismo, eu acho que ele se encaixa perfeitamente em qualquer tipo de regime pois os homens agem da mesma forma sempre que tem o PODER em suas mãos. É um livro atemporal.
Para quem não conhece o livro, eu recomendo fortemente sua leitura. Ele retrata uma fazenda onde os animais (quase todos analfabetos e desprovidos de inteligência), são liderados por porcos que leem e escrevem. Eles se revoltam com o tratamento que recebem dos donos - os humanos, pois se sentem escravizados. Então decidem expulsá-los da fazenda e passam a governar o local em prol do bem comum e da igualdade. Criam leis e regras para que todos sempre se lembrem que o que importa é o bem comum. Porém com o tempo, não é  bem isso que acontece e os mais espertinhos (os porcos), passam a dominar o local de tal forma que passam a se comportar como se fossem humanos. Não vou contar todo livro pois há detalhes preciosos que só lendo para captar. Leiam pelo menos o resumo que se encontra disponível em inúmeros sites pela internet.

Bem, voltando ao Brasil 2010, as eleições estão aí e eu comecei o ano revoltada com os políticos e certa de que novamente anularia meu voto - fiz isso inúmeras vezes e confesso que gostaria que todos tivessem feito o mesmo para mostrar o descontentamento geral com a corrupção, com o 'legislar em causa própria' e com a impunidade.

Depois de receber, ler e refletir sobre alguns textos, confesso que comecei a mudar de idéia. Uma das frases que me fez pensar foi esta:


"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam." (Arnold Toynbee)



Contundente não é mesmo? Já pensaram em um país governado por candidatos com codinomes de ervas daninhas, mulheres frutas, malandros e afins? Aqui no estado de São Paulo a coisa está pra lá de feia...uma palhaçada...mas...a democracia tem seus percalços...antes assim. É muito bom que todos possam se candidatar porém, cabe a nós eleitores decidirmos quem merece nosso voto.

Os dois candidatos a presidência com maior intenção de votos me parecem tão iguais....o que decidir então?

Nenhum dos dois levaria meu voto, a situação realmente remete à "Escolha de Sofia" - como bem disseram por aí. Hoje decido pela alternância do poder. Me parece pavoroso deixar o mesmo partido tantos anos no poder, tive verdadeiro horror quando se cogitou a RE-REELEIÇAO de Lula. Acredito com veemência que isso é um perigo para a democracia. Ainda que seja o partido que vi nascer e acreditei e defendi por muitos anos. Ainda mais com tanta simpatia à hugo chaves!!! Meu maior medo é ver se repetir sempre ao final da história, algo assim como no livro "A Revolução dos bichos":
"Eu olhava para o porco e olhava para o homem...e já não sabia mais quem era o porco e quem era o homem..."
Mas fazer o quê? Melhor votar no menos pior, e nunca, jamais deixar que um mesmo partido fique tantos anos no poder. Isso é muito perigoso. Tenho medo, muito medo...

Acesse o SITE do TSE clique no seu estado e veja a ficha dos seus candidatos.
Se amanhã eu mudar de idéia, prometo que volto aqui para contar...mas hoje...é isso que eu penso.

ACOLCHOADO DA OLÍVIA

Ontem à noite, mais precisamente às 21h30 meu marido resolveu me fazer uma encomenda (minha família é minha maior cliente), ele queria que eu fizesse um presente para nossa sobrinha neta. Tinha que ficar pronto até hoje cedinho para aproveitar a viagem dos avós que iriam visitá-la e entregariam o presente. Como eu já estava com a intenção de fazer um acolchoado para ela, comecei a separar os tecidos, combinar, e é claro que não dava para fazer algo elaborado com muitos recortes, apliques, etc.. Optei por recortar quadrados de 31,5 x 31,5 cm. Embora eu goste muito de bordas com acabamento com viés, não haveria tempo para fazer isso pois é meio trabalhoso, então decidi fazer da mesma forma que faço as bases para canecas, costurar pelo avesso, desvirar e...pronto!!. Deu super certo e por volta das 3h30 da madrugada eu fui dormir feliz da vida com o acolchoado devidamente lavado, cheiroso e pendurado no varal. Hoje cedo ainda estava um pouco úmido mas a secadora resolveu o problema e foi só bordar o nomezinho dela. Essa parece que foi a parte mais demorada, 3 pontos, uma paradinha para "desenformigar" as mãos, mais 3 pontos e outra paradinha...rsrs
Depois de mais de quarenta anos eu descobri o que eu realmente gosto de fazer (nunca é tarde). Costurar! Engraçado que se há alguns anos alguém me dissesse que um dia eu gostaria de fazer isso eu duvidaria.
 Dá para notar que eu gosto de fazer rolinhos com os presentes?
Gosto também de amarrar com fitinhas ou rebarbas de tecidos.
Fiz as letrinhas no Stitch Point
Ficou fininho pois a única manta fofinha que eu tinha era bem fina, usei duas camadas.
Tamanho final aproximado: 0,90 1,20 m.

Hoje à tarde quero ver se tiro uma soneca. Mas antes preciso levar meu celular da NÓKIA pela segunda vez ao conserto. E é pelo correio pois aqui não tem assistência técnica. Alguém aí tem o  NÓKIA 5530?  Se não tiver NÃO compre. Depois eu conto mais sobre isso para vocês.

bjs a todos e um ótimo final de semana
;) 

PS: Enviei o celular novamente para o conserto e dessa vez está funcionando (faz quase 1 mês que estou usando). Vamos ver se continuará assim. 05/10/2010

segunda-feira, agosto 23, 2010

BASES COM ESTAMPA DE CUPCAKES e FOTOS DAS MINHAS ORQUÍDEAS

Estou numa fase costureira. Fiz este conjunto de bases com o tecido de cupckes. Fiz as 4 menores para apoiar copos ou canecas e uma maior para apoiar a jarra ou bule.
Quem passou em frente a minha casa ontem pela manhã deve ter se perguntado o que uma maluca de pijamas estava fazendo com a mesinha de centro da sala na varanda, tirando mil fotos de uma jarra de suco e 4 copos? Kkkk. Mas não estou ficando maluca não (acho que já nasci assim Kkkk). E também, eu estava meio escondida atrás do carro e minha rua tem pouquíssimo movimento. Mas explicando melhor, tudo isso foi porque eu queria um fundo escuro para fotografar as bases claras e achei mais prático arrastar a mesa até a varanda do que para o quintal que é muito mais longe.
Olha só minha orquídea maravilhosa fazendo parte do cenário. Ontem enquanto fazia as fotos acima, comecei a olhar para minhas orquídeas que estão completamente abandonadas no canto da varanda e fiquei com uma pena enorme delas. Mesmo em condições tão ruins e com essa seca tão forte que assola a região elas estão florindo, dá só uma olhadinha aí embaixo.
Olha todas juntinhas aí embaixo (mais as duas que ganhei e que comprei no mês passado), faltou só a da primeira foto, que está pendurada. E tem muito mais que ainda não floriu. Vendo de perto são muito mais bonitas ainda. Merecem ser melhor cuidadas. Farei isso assim que terminar a florada, quero mudar todas elas de vaso.
bjs a todos e uma óóóótima semana.
;)

DICAS PARA PRESENTES

Este ano ganhei alguns presentes artesanais de aniversário e como artesanato é o foco principal do blog, resolvi mostrar aqui para vocês. São idéias bem bacanas e não parecem tão difíceis de fazer. Certamente vão provocar um brilho nos olhinhos de quem ganhar. Eu posso garantir pois os meus estão brilhando até agora.

Vaso e caixa de lata com carinha de anos 20.
Só a caixa já seria um presente mas dentro dela estava uma cheirosa surpresa - sachê, mini sabonetes com formato de rosa e uma linda toalhinha de lavabo.
o interior da lata
olha que charme o detalhe de envelhecimento no papel que reveste a lata
Vaso com flores de tecido. As flores foram feitas pela Vânia e combinaram perfeitamente com o vaso com cena tipo Toile de Jouy.
O Alfineteiro-porta treco é muito útil. Uma das almofadas tem areia dentro e por isso dá para apoiá-lo na beirada da mesa ou bancada. O porta treco pode também ser usao com lixinho. No detalhe a florzinha tão diferente e simples.

sábado, agosto 21, 2010

PINGENTE DE TECIDO - TUTORIAL

Olá pessoal, hoje cedo resolvi fazer o saco porta fraldas que estava devendo para minha filha e na hora de finalizar eu queria colocar uma conta nas pontas do cadarço *** para não correr o risco dele entrar na bainha. Como não encontrei nenhuma conta com furo largo o suficiente para passar o cadarço, comecei a pensar em uma alternativa e...olhando para o retalho que sobrou do tecido pensei em fazer algo com os gatinhos tão fofos e...eis que me lembrei de alguns broches que vi por aí e resolvi tentar fazer um para usar como pingente. Gostei tanto do resultado que vim mostrar para vocês. É super fácil de fazer. Espero que gostem. Nem todas as fotos do tutorial são do mesmo gatinho pois fiz 3 gatos diferentes e fui escolhendo as melhores fotos.

Vamos lá:

Recorte o tecido com a figura a ser usada (com margem para costura).
Recorte outro tecido do mesmo tamanho (esse será o verso da figura).
Como o que usei era um retalho, ele  não está com a margem tão boa em alguns pontos (como no rabinho do gato - por exemplo).
Coloque os tecidos um sobre o outro, com o lado direito para fora pois não vamos virar a costura
Contorne a figura com ponto zig-zag bem apertadinho. Escolha o melhor local para iniciar a costura pois temos que deixar uma abertura para colocar o enchimento e é melhor que essa abertura seja a parte mais reta da figura, no meu caso escolhi a barriga do gatinho.
Não esqueça de escolher o lugar para fixar o ilhós, ele deve ficar dentro da área costurada com zig-zag. Faça um pequeno corte para colocar o ilhós.
Para fixar o ilhós eu uso essa máquina, da Cardena. Apesar de ter uma aparência jurássica ela é ótima (e é jurássica mesmo pois lembro que quando eu era criança a costureira da minha rua já tinha uma dessas). Ela cobre botões, prega botões de pressão e ilhoses, é só ir comprando as matrizes aos poucos que com o tempo você fica auto suficiente para essas miudezas.
Obs.:  Não estou ganhando nada do fabricante mas é que sempre me perguntam que máquina eu uso. Existe também um alicate importado para pregar ilhoses e também algumas soluções caseiras com martelo e outras ferramentas que temos em casa. É só perguntar pro tio Google. 
Para ficar mais firme eu fixei minha máquina em uma tábua de carne, de madeira. Essa dica eu aprendi no Flickr. Coloque a figura na máquina para fixar o ilhós. Verso para cima.
Pronto, ele fica assim no verso
E assim do lado direito
Agora é só recortar a volta da figura, exceto no local da abertura (para não correr o risco de desfiar enquanto enche).
Coloque o enchimento. Eu uso plumante. Quando for comprar, peça o de melhor qualidade.
Uma dica que eu descobri por tentativa e erro: O hashi, aquele palito que os orientais usam para comer e que a gente usa para prender o cabelo, é ótimo para ajudar a empurrar o plumante. É bom também para desvirar costuras pois tem o lado fininho com ponta arredondada e por ser polido corre muito bem no tecido. Antes eu usava agulha de crochê (enroscava), palito de churrasco (era áspero e aderia ao tecido), cabo de colher de pau...mas nenhum é tão bom quanto ele.
Depois de "recheado" costure a abertura. Nessa hora é que a gente percebe que é bem melhor deixar o local mais reto da figura para costurar por último pois depois de "recheado" é mais difícil costurar em curvas.
O bichinho ficará assim
Agora é só recortar e pronto. Não é um fofo?
Aí é só usar como quiser.
Eu usei assim. Adorei fazer.
bjs e um ótimo final de semana.
;)

FEITO NO BRASIL