sábado, outubro 24, 2009

TUTORIAL - BOLSA PARA MENINAS

Agora o último post da semana. Eu já disse para vocês que minha filha mais velha é professora de crianças (1  a 2 anos) e dia desses ela me pediu um presente para uma pequenina que faria 2 anos. Como mulheres amam bolsas (não importa a idade, acredito eu), fiz essa fofura inspirada em uma revista e em um livro que eu tenho em casa. A da revista é uma bolsa para adultos, só que com alça de madeira e um bordado com botões fazendo as vezes de flores. O livro é da Tilda. Para quem fizer a bolsa vou dar uma dica, antes de recortar, veja se a boca da bolsa cabe no braço da máquina pois a minha ficou bem estreita e quase não coube. Fiz o molde meio no olhômetro e não pensei nisso antes (já tinha tirado as fotos quando percebi). Apanhei muito para fazer o acabamento e tive que colocar uma fita branca por dentro para esconder as costuras tortas.. Na próxima farei a boca um pouco maior.







Tecidos diversos cortados em tiras de 4cm.

Costure as tiras formando um tecido suficiente para o tamanho do seu molde.


Recorte no tecido dobrado.

Recorte a manta e o forro.

Sobreponha o tecido à manta, alfinete e costure com um ponto decorativo na junção das tiras. Também fica bom bordar ponto corrido ao lado das emendas. Comece sempre pelo centro do trabalho senão é muito provável que sobre ou falte tecido na lateral.

Fica assim, parece que você emendou as tiras com estes pontos. O efeito é lindo. Agora vire a peça e costure pelo avesso, formando a bolsa.

Costure as pontinhas laterais do fundo da bolsa para ficar......

......assim pelo lado de fora.

Costure o forro pelo lado avesso como na foto acima......

...e coloque assim, sem desvirar, dentro da bolsa formando o forro.

Agora costure uma tira de um dos tecido utilizados na bolsa para dar acabamento de viés..foi aqui que apanhei pois apeça ficou justíssima no braço da máquina.

Costure uma fita decorativa na emenda.

Faça a alça costurando uma tira de 6x25cm, desvire, recheie com manta e pregue nas laterais da bolsa.

Se precisar pregue uma fita por dentro pra dar um acabamento mais bonito.

Pregue um botão de pressão e coloque um lacinho, uma flor, um belo botão ou nem coloque nada pois cá entre nós, já está bem peruinha. (risos)

Coloquei a régua para vocês terem idéia do tamanho final.

NOVIDADE II - TECIDOS RECORTADOS

Talvez vocês já conheçam estes recortes de tecidos da Moda Bake Shop (tem um link para o blog na minha barra lateral). A novidade é que já estão à venda no Brasil. Eles parecem super práticos pois já vem recortados mas só poderei dizer isso com certeza quando conseguir usá-los. O preço é bem salgado, como o de todos os tecidos importados, mas a qualidade é muito boa e as estampas nem se fale. Quando compro alguma coisa um pouco mais cara costumo dizer que fiz um investimento e esse é o caso. Fiz o cálculo do tamanho das tiras versus preço e sai praticamente o mesmo preço do metro do tecido importado. Como não gosto muito de cortar tecidos vou experimentar a novidade. Por enquanto eles ficarão no armário mas vou arrumar um destino bem legal pra eles, sem pressa.














NOVIDADE I = PAPAI NOEL

Hoje eu estou cheia de novidades e por isso vou fazer 4 posts. Seria mais prático colocar todos os assuntos em um só post mas assim fica mais fácil para localizar os assuntos depois (É, eu uso o blog para relembrar as receitas e os assuntos, ele é meu diário e meu livrinho de receitas). Apesar da falta de tempo, agora que estou trabalhando o dia todo tenho direito a uma hora de almoço e isso para mim é um perigo. Trabalho no centro da cidade e aquelas lojinhas ficam me tentando diariamente mas acho que estou sob controle (das lojinhas hahaha). Tenho vários enfeites de natal em casa mas todo ano compro pelo menos 1 novo, isso há 25 anos, portanto já virou tradição por aqui. Esta semana encontrei este papai noel que é L I N D O !!!! E ainda combina com os enfeites da minha árvore pois é verdinho. Estou mostrando aqui pois achei a idéia pra lá de bacana e dá pra gente usar como fonte de inspiração e fazer em tecido ou madeira.(Este é um legítimo made in China - paguei 32,00). Você vai mudando os dados que indicam quantos dias faltam para o Natal. Aqui em casa não temos mais crianças menores de 21 anos (por enquanto pois em breve teremos novidades) mas isso não é problema e portanto vamos fazer a contagem regressiva sim. Imagino como deve ser legal numa casa com os pequeninos.  Nós aqui amamos o Natal. Acho esta data mágica. Família reunida, boa comida, todo mundo fica bonito, colocamos a melhor roupa, fazemos uso sincero dos melhores sentimentos que podemos ter. Deveria ser assim o ano todo...






Contagem regressiva para o Natal.

Estes eu já mostrei por aqui. São os enfeites da minha árvore.

MOLHO DE TOMATE EM CONSERVA

Olá pessoal, minha pia já ficou em ordem, em desordem, em ordem, em desordem (risos)......e assim vai. Eu realmente não me importo muito com a bagunça do dia-a-dia não. Eu paro tudo para fazer o que gosto e a hora que der eu organizo tudo rapidinho. Eu conto com a ajuda do pessoal aqui de casa mas ultimamente todos estamos muito atarefados (trabalho, faculdade, imprevistos...).  Só que às vezes dá vontade de gritar e sair correndo (risos). Voltei a falar sobre o post do molho pois achei bem interessantes e oportunos os comentários das amigas que também fazem molho caseiro, como o da Loredana, minha amiga italiana que já teve uma rotisserie e entende do assunto, da Joana, da Ana Paula e da Paula Pacheco que preparam o molho e congelam em sacos plásticos (adorei a idéia pois congelar é muito mais seguro). Obrigada pelas dicas e pelos comentários carinhosos. Beijos a todas.  Então para quem gosta de cozinhar e estiver pensando em preparar o molho é bom ler os comentários do post aqui.

terça-feira, outubro 20, 2009

SOCORRO!!!!! NÃO TÔ DANDO CONTA........




Cruzes, ultimamente minha pia está ficando assim (ou pior). (Isso também acontece com vocês?) Só estou conseguindo lavar a louça antes de dormir. Tive que voltar a trabalhar o dia todo (mas é só por 2 meses, depois volto às 6 horas diárias), por isso vou aparecer por aqui só quando der uma folguinha. Do mais está tudo bem. Obrigada pelos recadinhos.

Hoje na hora do meu almoço fui dar uma volta em uma daquelas lojinhas de 1 real e encontrei esta jarrinha plástica super divertida. É uma graça, sabe aquelas coisas bregas e lindas? Amei. É meio "A grande família". Tinha com tampa de laranja e de limão mas a que mais gostei foi esta de abacaxi (acho que amanhã volto lá para comprar a de laranja rsrsrs). Paguei 3,50. Gostei pois ela é pequena e dá certinho para aquela sobra de suco no copo do liquidificador. Pelo menos o copo do liquidificador eu ainda estou lavando imediatamente após o uso senão fica difícil.(risos). A foto não ficou boa pois tirei agora à noite.


Este final de semana fiz molho de tomates. Fui comprar frutas e encontrei uns tomates lindos, sabe aqueles bem vermelhos, firmes e baratinhos? Pois é, não resisti e comprei logo 4 quilos. Como ganhei um "passa verduras" do meu cunhado e queria estreá-lo, aproveitei a oportunidade e tentei fazer molho em conserva. Eu não conhecia essa "ferramenta" da cozinha italiana. As mamas italianas usavam para passar os tomates pois a pele fica separada da polpa, é muito prático para fazer o molho, mas essa parte da conserva: esterilizar os potes, deixar em banho maria...dá um trabalho!! Fazer molho em conserva.....só mesmo para "saber-como-se-faz" pois é bem mais fácil fazer o molho e usar na hora. Mais fácil ainda é abrir a latinha (risos) mas eu gosto de um certo grau de dificuldade. Com essa ferramenta ainda dá para fazer purês, passar papinhas de bebê, etc. Ela funciona a manivela e é bem fácil de usar. Agora resta saber se a conserva vai durar. Na verdade só ficou 1 vidro no armário pois os dois menores não vedaram direito e um dos grandes nós já abrimos, melhor assim pois se estragar será 1 só. Seguem as fotos:


 Eis o PASSA VERDURAS ele tem 3 peneiras, eu usei a maior.



Deixei os tomates por uns 2 minutos na água fervente.


Fui colocando os tomates e girando a manivela, o PASSA VERDURAS tem 2 alças para apoiar na panela ou vasilha onde vai cair a polpa.

As peles ficam na parte de cima.

rendeu tudo isso de polpa.

O cheiro verde e a pimenta-do-reino moída na hora eu coloquei só no final.

Refogado de cebola e alho. Hummm esse cheirinho é tudo de bom..........



Esterilizar os vidros fervendo por 20 minutos.

Mais 40 minutos em banho maria.

Bonito ficou.

Rendeu 1,5 litro de molho. Estes 2 primeiros vidros bonitinhos não vedaram direito então já usamos. Depois eu conto se a experiência da conserva vai dar certo. Vou esperar uns 2 meses para abrir o vidro que restou. Não sei se vou ter coragem de provar (risos).

FEITO NO BRASIL