terça-feira, junho 30, 2009

MARCADORES





Hoje passei a manhã fazendo estes marcadores. Adoro fazê-los bem coloridos. Só que eu demoro....Levei quase 3 horas para fazer os 7. A melhor parte é ficar combinando aviamentos, cores de linha, de tecido, mas toda vez que os faço percebo que tenho muito que evoluir na costura reta. (hehehe) . É só ter um pouco de pressa e sai tortinho.

domingo, junho 28, 2009

PÃO DE MINUTOS

O dia amanheceu cinzento e a chuvinha deve começar a qualquer momento. O chão ainda está molhado da chuva que caiu ontem e com esse tempinho eu acordei só às 8h30 da manhã. Eu não gosto de acordar tarde e apesar de ser um pouco preguiçosa sempre me esforço para estar em pé às 6h30, mas nessa época do ano confesso....é difícil.... Tem gente que produz melhor à tarde ou à noite. Eu sou da manhã. Adoro a luz do dia, o sol. Devo ser movida a energia solar (risos) por isso gosto de levantar cedo. E por isso sinto tanta preguiça em dias nublados como hoje.

Mesmo durante a noite eu gosto de luz. Se tem algo que eu não consigo economizar é energia elétrica. As lâmpadas aqui em casa são todas com muitos watts, mas é claro que só acendo a do cômodo onde estou. Meu marido e minhas filhas gostam de luzes apagadas. Hoje vi na TV que na Noruega o sol brilha até a meia noite. Tenho uma amiga norueguesa, a Siri do blog ALVORADA. Mandei um e-mail para ela perguntando como é isso de ter sol por tantas horas. Me mudaria para lá se não fizesse tanto frio (risos). Ela me disse que no inverno a temperatura chega a inacreditáveis 30º negativos...brrrrrrrrr...mas gostei dessa idéia do sol até a meia noite... Depois que ela me responder conto para vocês como isso funciona por lá.

Hoje quando acordei fui direto preparar um cafezinho, como faço todos os dias. Como não tinha pão, bolachas e nem torradas (deconfio que descuidei da dispensa), pensei em ir até a padaria, olhei pela janela mas não me animei a sair de casa. Pensei em fazer o pão, assim não teria que sair, mas até a massa crescer e assar, todos já estariam acordados e famintos. Então me lembrei do pão de minutos (vou chamá-lo assim, no plural mesmo), aquele que leva fermento para bolo e não precisa esperar crescer. Nunca tinha feito, sempre achei que ficasse seco. Deu certo!! Sabe que ficou gostoso e macio? Muito mais que um ótimo "quebra galho". Alterei a quantidade de sal na receita de 1/2 colher rasa (de sopa) para 1 colher rasa (de café) pois a minha amiga Elba fez e também achou que ficou salgado. Descobri que o nome da receita não é propaganda enganosa, eu não marquei o tempo mas todo o processo não deve ter passado de 30 minutos. O melhor é ver a manteiga derreter no pão quentinho. Para quem precisar numa emergência, segue a receita que usei:


3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
100 g de margarina em tablete (gelada);
1 xícara (chá) de leite;
1 ovo;
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó para bolo;
1 colher (café) rasa de sal.


Misture todos os ingredientes até formar uma massa bem homogênea. Não sove a massa e nem deixe descansar. Faça bolinhas, pincele com gema e coloque para assar em forma untada com óleo ou margarina. Eu usei forno pré aquecido e assei a 250º até dourar. Rende 16 pãezinhos.

sábado, junho 27, 2009

TOALHA COM APLICAÇÃO DE ESTRELAS - PARTE II




1. Catavento
2. Recortar os quadrados dos cantos
3. Recortar os triângulos das laterais
4. Estrela de oito pontas
5. Juntar os quadrados e os triângulos formando 2 novos cataventos.

P.S. Esqueci de comentar uma coisa importante, para recortar o catavento e formar a estrela é bom se guiar por um molde para que todas as pontas fiquem iguais. Minha professora ensinou a desenhar uma grande e depois riscar retas de 0,5 em 0,5 cm dentro para ir diminuindo. Você escolhe qual o tamanho adequado para o catavento, recorta uma entretela colante que deve ser fixada no verso do catavento, guiando-se pelas costuras. Aí é só recortar.
*
Acho que já posso considerar finalizada a toalha de estrelas que eu fiz para minha cunhada pois só falta pregar o viés atrás e como essa parte é manual vou fazendo aos poucos. Esse "dente" na toalha é por causa da coluna que tem na cozinha dela então eu fiz sob medida para dar certinho na bancada. Estou colocando também as fotos que fiz de como cortar a estrela. Achei interessante essa técnica pois de um catavento surgem várias estrelas. Com os quadrados que recortamos das quatro pontas e com os triângulos que recortamos nas laterais formamos mais 2 cataventos e assim tiramos estrelas cada vez menores. Aprendi a técnica nas aulas de patchwork e para treinar resolvi aplicar na toalha que faria para minha cunhada. Na verdade era para sair uma toalha para o dia-a-dia e acabou saindo uma de festa. O quilting mandei fazer pois com toda minha experiência !?!...fiquei com medo de estragar o trabalho.

Veja mais aqui:

sexta-feira, junho 26, 2009

TUTORIAL - MÁSCARA PARA DORMIR

Fiz essa máscara para dormir para minha filha e fotografei um tutorial.
A idéia e o molde eu tirei de um livro super lindo que eu comprei este mês. Chama-se Sew Pretty Homestyle. Tem tanta coisa maravilhosa nele... Já comprei outros livros que não gostei muito mas este vale a pena como fonte de inspiração pois o passo-a-passo deixa um pouco a desejar. Todas as páginas são ilustradas e a qualidade do papel e da impressão é espantosa até mesmo para uma publicação estrangeira. (não estou ganhando nada com a propaganda mas estou dando a dica pois eu já gastei muito $$$ com livros fraquinhos, que eu não indicaria). Espero que dê para entender meu tutorial. Qualquer dificuldade me avisem.
Máscara para dormir.
Você precisará de:
2 retângulos de tecido de aprox. 12 x 22 cm;
1 retângulo de manta bem fininha na mesma medida;
1 enfeite para aplicar na máscara (eu recortei uma florzinha de um retalho de tecido mas se você tiver habilidade com bordados fica lindo);
1 elástico de aprox. 40 cm (é bom medir na própria cabeça).
Risque a máscara no avesso do tecido. Deixe uma margem para recortar pois a costura deverá ser feita sobre o risco (antes de recortar). A 1ª máscara que fiz, eu costurei já recortada e ficou toda torta.
Aplique o enfeite do lado direito do tecido cuidando para que não fique muito próximo ao risco e não seja "comido" pela costura (eu quase fiz isso).

Atenção para esta etapa. A ordem dos fatores altera o produto :):).
Coloque primeiro a manta, depois o tecido com o lado direito para cima e por último o outro tecido com lado direito para baixo. Alfinete as 3 partes.

Costure deixando as aberturas nas laterais (para passar o elástico) e no alto (para virar a peça).

Coloque o elástico pela abertura lateral entre os 2 tecidos (como na foto) e empurre até que a outra ponta do elástico chegue na extremidade oposta.


Agora alfinete as pontas do elástico e feche as aberturas laterais costurando 2 vezes para prender bem o elástico.

Desvire e costure a abertura superior com pontos invisíveis.

Presponte o contorno da máscara. Eu gosto assim bem rústico (ou seria primitivo? :):)) mas se preferir faça na máquina de costura, fica mais refinado porém menos artesanal. Espero que tenham gostado. Ficou muito confuso? Bons sonhos!!!

domingo, junho 21, 2009

ABAJUR DE CARA NOVA


Ih!! Olhando o antes e o depois acho que eu gostava mais dele antes. Se bem que no quarto ficou legal. Alegrou o ambiente. Ainda bem que tenho outra base escura e a hora que enjoar é só tirar o tecido floral. Vou ver se me acostumo. Nem sempre a gente consegue imaginar exatamente como vai ficar...boa semana a todos.

RECICLAR, CONSERTAR, REMENDAR....






Outro dia eu disse que gostaria de consertar mais coisas e não apenas substituir o que está quebrado ou rasgado, então hoje eu consertei (ou remendei ) uma fronha antiguinha que rasgou ao enroscar na máquina de lavar. Tem certas roupas que quanto mais a gente usa mais confortáveis elas ficam. Esse é o caso da fronha. Sabe que ficou bom e que de longe nem dá para notar?

Isso me fez pensar nos meus tempos de criança. Minha mãe sempre consertava as roupas que rasgavam. Meu pai consertava o ferro, o chuveiro... e assim as coisas duravam anos. Não se consumia tanto mas mesmo assim havia empregos. Talvez não houvesse tantas e tão grandes fortunas como hoje...consumir tanto enriquece...os fabricantes!

É incrível como o preço de um conserto muitas vezes equivale ao de um novo bem e com tecnologia ainda mais avançada (embora na maioria das vezes desnecessária). E assim acabamos optando pela substituição. Será que nessa hora devemos levar em conta apenas o custo financeiro? Vejo que está na hora de pensarmos também no custo ambiental... acho que tirei o dia para pensar no meio ambiente ;) E ainda vai ter mais reciclagem, estou finalizando a reforma do abajur do meu quarto. Mostro quando estiver pronto. Bom domingo a todos.

RECICLAR ÓLEO DE COZINHA




Há mais de um ano me conscientizei da importância da reciclagem do óleo de cozinha e desde então armazeno o óleo em garrafas pet e envio para reciclagem. Às vezes pode dar uma certa preguiça de colocar aquele pouquinho de óleo de cozinha no recipiente para reciclagem pois é tentador jogar no ralo da pia, afinal de contas é só um pouquinho... o problema é que se todos pensarem assim serão litros e litros de óleo que poderiam ser reaproveitados mas que estão literalmente escoando pelo ralo.

Dizem que 1 litro de óleo jogado na pia contamina até 1 milhão de litros de água. Imagine o dinheiro gasto para tatar toda essa água!!....e os nossos rios? E os peixes?.?.?

Se você ainda não faz, veja as vantagens de aderir à reciclagem :
- preservação dos rios;
- evitar o entupimento de tubulações e canos;
- evitar a proliferação de ratos e insetos;
- geração de renda com a fabricação de sabão;
- produção de biodiesel.

Procure postos de coleta em sua cidade e caso ainda não existam, mobilize-se por essa causa.


quinta-feira, junho 18, 2009

EU POR BELLE BELLICA





Recebi ontem pelo correio esta belezinha de boneca. Fazia um tempo que eu estava na lista de espera da Belle, acho que desde fevereiro quando li a postagem no Superziper. Essa talentosa garota de Goiás faz artesanalmente estas bonequinhas, por isso demora um pouco, mas vale esperar pois ao vivo é ainda mais graciosa. Ela tem o cuidado de pesquisar os gostos, as preferências por determinadas cores e até as características físicas da gente para personalizar cada bonequinha. Adorei a minha. Ela teve o capricho de colocar minha cachorrinha, minhas orquídeas, observou a cor dos olhos e cabelos, o penteado... a máquina de costura fui eu que pedi para ela colocar e as cores também pois estou na fase do laranja, aliás peguei quase tudo que tinha de laranja para produzir as fotos. Ela faz vários bonecos nesse estilo, então a gente sempre fica linda na visão dela (risos). Os casais de noivos que ela faz são muito fofos. Belle, obrigada por enxergar o mundo tão colorido e as pessoas tão graciosas. Assim tudo fica mais alegre. O link para o flickr da Belle está aqui. Já vou desejar um bom final de semana pois provavelmente só passarei por aqui de novo na segunda. Os dias estão ficando curtos e as atividades aumentando.. bjs a todos.

sábado, junho 13, 2009

FOTOS & FLORES & CORES













Quem acompanha meu blog desde o início sabe que eu adoro flores e fotografia e sabe também que há dois anos mudei muito minha vida. Primeiro mudei porque fiquei bem doente e tive que "dar um tempo" (meio à força é verdade!). Depois mudei porque, por tudo que passei e principalmente pelo que poderia ter passado, decidi algo muito importante e difícil de realizar: ter mais tempo para fazer o que realmente gosto!!! Não é fácil conseguir isso pois toda escolha exige uma renúncia mas, diminuir o número de horas trabalhadas por dia significaria ver mais a minha família, preparar uma comidinha caseira, consumir menos (e poluir menos), retomar o crochê que não fazia desde a adolecência, começar a fotografar, aprender a costurar, plantar uma horta, um jardim, um pomar, ter mais paciência, dirigir mais devagar, fazer as coisas mais devagar, caminhar, aprender a nadar, consertar as coisas que se quebram e não apenas substituir, desperdiçar menos... É claro que ainda não faço tudo isso da maneira como quero fazer um dia, mas só de ter começado já me sinto uma pessoa muito melhor. Hoje eu passei boa parte da manhã no computador agrupando as fotos de flores que eu fiz de 2007 até quinta passada. Para isso é preciso tempo e uma certa dose de paciência, um delicioso exercício que pretendo fazer com maior frequência. Tem fotos da praia, fotos da montanha, fotos da serra, fotos da cidade, fotos da chácara, fotos do meu quintal, fotos da rua, fotos de qualquer lugar onde eu estivesse com a câmara na mão. Tem algumas fotos muito boas e outras nem tão boas assim. Minha intenção não é colocar aqui fotos artísticas, até porque sou apenas uma apaixonada por fotos e por flores e por cores. Minha intenção é só compartilhar essas imagens que no dia-a-dia muitas vezes a gente só olha mas outras vezes a gente até enxerga e admira e consegue ver o quanto a natureza é perfeita. Guardadas no computador até eu que as tirei me esqueceria delas um dia. Aqui elas podem exercer seu verdadeiro papel. EMBELEZAR. E para quem quiser exercitar o olhar é só clicar nas fotos para enxergar os detalhes. Um maravilhoso final de semana pra todos.

domingo, junho 07, 2009

CORES & PORCELANA BRANCA





Meu novo brinquedinho. Vou me arriscar na pintura de porcelana branca. Com essas canetinhas parece que não é tão difícil. Acho que vai demorar um pouco para criar coragem de rabiscar minhas peças pois gosto delas branquinhas. Preciso treinar antes e juntar várias peças para fazer de uma vez já que após a pintura elas precisam ficar 90 minutos no forno a 160º. Então quero fazer várias peças para economizar no gás (hehehe). Se eu conseguir fazer o que estou pensando e ficar legal eu mostro para vocês. Grande beijo para todos e uma ótima semana,


FEITO NO BRASIL