segunda-feira, março 30, 2009

PORTA CARTÕES



Este final de semana foi produtivo! fiz este porta cartões, os alfineteiros e a embalagem.
Peguei o tutorial deste porta cartões aqui no SUPERZIPER . O original da GERGELIM é feito em courino. É super fácil de fazer. Fiz este para minha filha carregar os cartões e algum dinheiro pois nem sempre ela anda com bolsa. Achei que o botão de pressão não aguentaria muito tempo por estar fixado no tecido molinho mas ele resiste bem. Já tinha feito um para testar (para minha outra filha e ela usa direto). O botão de pressão coloquei com a minha máquina de forrar botões. Tenham uma ótima semana.

ALFINETEIROS







Outro dia vi na loja da minha professora de patchwork um alfineteiro super fofo e resolvi fazer alguns. Ela me emprestou o dela para servir de modelo e consegui fazer estes. Ficaram muito bonitinhos.

SAQUINHO PARA EMBALAGEM








Peguei aqui no blog CASA AL MARE o tutorial para fazer este saquinho (lindo esse blog). Uma dica: utilizei TNT como alternativa ao tecido e achei que ficou ótimo. Agora se for utilizá-lo para guardar lingerie ou outras coisas é melhor fazer todo em tecido pois o TNT não deve resistir muito bem a lavagens. Farei um em tecido para ver o resultado. Deve ficar muito delicado. bjs a todas

sábado, março 28, 2009

RECICLAGEM - LATA DE LEITE EM PÓ




Olha só que idéia legal. Minha filha Júlia fez. É muito utilizado em escolinhas quando a criançada está resfriada. É para colocar o rolo de papel (tem que tirar aquele rolinho de papelão do meio). Fica protegido, é higiênico e muito prático. Adorei, ela caprichou na decoração.

sexta-feira, março 27, 2009

3ª BRAZIL PATCHWORK SHOW - DE 14 A 17 DE ABRIL - SÃO PAULO

Para quem gosta de Patchwork esta feira é o paraíso. Eu fui na do ano passado com minhas amigas e na época ainda nem sabia direito o que era patchwork, nunca tinha visto um cortador circular e nem sabia passar a linha na máquina de costura. Aliás a máquina de costura que herdei da minha mãe estava esquecida na lavanderia há 9 anos. Eu nunca tinha usado. A princípio me atraiu a idéia de cortar tecidos com aquela espécie de carretilha, eu não precisaria usar a tesoura pois naquela época eu nem conseguiria cortar tecidos por causa das dores nas mãos. Como estava difícil de fazer crochê, resolvi apostar nessa nova arte. Uma das amigas que estavam comigo, a Cris, já estava fazendo patchwork. Foi ela quem me mostrou os materiais utilizados. Comprei as ferramentas principais ali na feira pois segundo ela estavam bem mais em conta (e estavam mesmo). O material para patch não é muito baratinho não. Fui comprando aos poucos. A feira foi em abril de 2008 e só comecei a fazer as aulas em setembro ou outubro. Me apaixonei e não parei mais. Este ano vou novamente e sei que verei as coisas com outros olhos pois agora já dei os primeiros passos. Vou com minha amiga Vânia que também estava lá no ano passado mas que só agora começou o curso. Quem sabe encontro algumas de vocês por lá. Eu vou na quarta-feira, dia 15/04.

Para quem quiser saber mais sobre o evento é só clicar (aqui). bjs a todas.

segunda-feira, março 23, 2009

BASE PARA BULE E CANECAS




Oi pessoal, não consegui ficar fora do ar mas consegui produzir algumas coisas. Peguei firme nestas bases para bule e xícaras. São muito fofas! Adorei fazer, estou com várias idéias. Vocês viram a etiqueta? Resolvi criar uma marca. (risos) Coloquei meu e-mail e o endereço do blog no verso. Decidi que costura e crochê fazem parte do meu plano "B" e estou me preparando para transformá-lo em plano "A" daqui a 3 anos.

ALFINETEIRO


Este alfineteiro é muito bacana e tem um ar vintage, ele é bem prático. Reciclei um vidro de conservas e usei um retalho de tecido com o qual fiz um "fuxicão" e enchi com plumante. Fixei com cola quente. Guardei meus botões forrados aí.

Posted by Picasa

PREPARANDO OS TECIDOS

Aproveitei o sábado para molhar, secar, passar e organizar os tecidos no armário. Tive que amarrar dois cordões extras. O quintal ficou até bonito com tantos panos coloridos no varal. A partir de agora vou molhar os tecidos antes de guardá-los no armário porque se deixar para depois acabo esquecendo ou misturando com os já preparados. Para quem não sabe, é preciso molhá-los pois alguns tecidos encolhem ou soltam tinta. Se você não molhá-los antes corre o risco de estragar um trabalho.

Deu um trabalhão mas ficaram organizados. Quero ver até quando...

sábado, março 14, 2009

PAUSA PARA RECARREGAR AS BATERIAS



Olá pessoal, decidi dar um tempinho de uns 15, 20 ou 30 dias (vamos ver quanto tempo eu vou aguentar longe de vocês) para por em prática idéias e trabalhinhos artesanais, por isso não estranhem minha ausência do blog. Ando numa correria e como o dia só tem 24 horas....estou sem tempo para quase nada.
Durante os meses que fiquei de licença e até agora, tenho acumulado muitas revistas e livros bacanas sobre costura, bordado, croche, etc...então quero fazer uma pausa para ler e estudar alguns deles pois no armário eles não exercem a função a que se destinam, não é mesmo? Coloquei aqui as fotos de vários deles, mas ainda tem muitas revistas de bordado, mosaico, decoupage e pintura em madeira que por enquanto vão continuar no armário.

Esse livro verde da Magic Corte aí em cima é muito especial para mim pois pertenceu a dona Cida, minha querida mãe. Me lembro que ela foi aprender a costurar no SESI e usava este livro que rendeu muita roupa para a tropinha de filhos (7 ao todo e eu sou a mais velha). Herdei o livro junto com a máquina de costura Vigorelli que já publiquei aqui no blog. Como estavam faltando os moldes eu procurei em um sebo e encontrei outro livro numa edição mais nova (o vermelhinho da foto abaixo) e agora tenho os moldes e o livro número 2 que minha mãe não tinha. Preciso estudá-los para ver se consigo entender como o método funciona. (risos)

Além dos livros e revistas, tem muita coisa linda que vi enquanto navegava por aqui. Agora preciso tirar as idéias da cabeça, dos papéis e do PC e colocar em prática. Assim que tiver novidades volto para mostrar.

Agora fiquem com a imagem dessas florzinhas que eu acabei de fotografar. Elas se chamam TORRÊNIA. Elas não são plantinhas perenes (elas secam após a floração). Eu as comprei no ano passado, eram 3 cores: azul, rosa e roxo. Elas secaram mas as sementinhas se espalharam pelos vasos próximos e para minha surpresa brotaram e estão florindo agora. Não são incrivelmente belas? As flores são meu alvo preferido para fotografar pois eu as comparo às pessoas. Às vezes você nem nota uma pessoa ou o quanto ela é importante mas quando olha atentamente, de perto, vê toda a sua beleza interior. Com as flores é assim também, muitas vezes você nem nota a riqueza de detalhes, mas experimente fotografá-las com zoom.... elas se mostram incríveis. Beijos a todos e até breve.

segunda-feira, março 09, 2009

PORTA BULE




Vi no flickr da SAMARIQUINHA, um porta bules e um joguinho americano maravilhosos. Como eu tinha um restinho do mesmo tecido florido que ela usou (tive que fazer umas emendas), e como sou apaixonada por estampas florais, fiz um porta bule bem parecido. A Micheline do SAMARIQUINHA faz coisas encantadoras, o flickr dela é um sonho. Adoro principalmente os travesseirinhos. Um dia ainda compro um... Boa semana a todas. bjs

domingo, março 08, 2009

COMO PREGAR ZÍPER SEM TRAUMAS








Medo de zíper? Parece que aquele monte de dentes vai te morder? Já desistiu de fazer uma peça só por causa do zíper? Eu já. Sempre apanhei muuuiitto para pregar zíper. Era um tal de costura, descostura, costura e descostura que não acabava mais. Agora acho que acabou pois encontrei um PAP muito bom e já testei. Como consegui fazer sem problemas, resolvi compartilhar com vocês. Apesar de ser em inglês as fotos mostram bem como se faz. Estes 2 porta moedas eu fiz com essa técnica. Vejam aqui no TWELVE22 como é simples. Qualquer problema com o inglês dá para usar o tradutor do google, que apesar de tudo, quebra um "galhão".

.

P.S. Esqueci de um detalhe muito importante. É preciso ter o pé especial para pregar zíper (fica bem mais fácil). Para quem não conhece, é o da direita.

PLANTINHAS FOFAS








Estes 2 vasos meio anos 50 ou 60 eu encontrei há mais de 1 ano esquecidos numa loja de jardinagem. Comprei os vasos e as mudinhas bem pequeninas, ficavam bem longe umas das outras. Olha só como agora já estão cheios. Os outros dois vasinhos são parte da minha coleção. O de bolinhas eu trouxe de Campos do Jordão em maio do ano passado, tinha só umas 10 bolinhas. Ela é conhecida por colar de pérolas, ervilhas, etc...

sábado, março 07, 2009

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER-NÃO DEIXEM ESTA MULHER PARAR SUA CAMINHADA



Recebi esta mensagem por e-mail e como já tive câncer de ovário não poderia deixar de publicá-la aqui. Já tinha visto em um blog português no ano passado e pelo que vejo ela continua caminhando e espero que consiga dar a volta ao mundo alertando todas as mulheres, guerreiras e batalhadoras. Por uma causa justa, recebi e estou reeencaminhando. Quem desejar pode pegar e ajudar esta mulher a dar a volta ao mundo. Repassem para seus conhecidos. bjs.
.

Esta mulher vai dar a volta ao mundo alertando sobre o câncer de ovário. Por favor, reencaminhe-a por e.mail para que ela chegue ao seu destino, e ore por todas aquelas que no momento enfrentam essa doença.
Passe essa mensagem adiante, assim ela poderá atingir seu objetivo: andar pelo mundo todo - via e-mail ou Blog -, divulgando a informação abaixo, tão importante para todas as mulheres. O câncer ovariano é silencioso - portanto, leia com atenção:

Atente para qualquer dor ou desconforto pélvico ou abdominal, vagos mas persistentes problemas gastrointestinais como gases, náuseas e indigestões; Vontade de urinar freqüente e/ou urgente, sem que tenha alguma infecção; Perda ou ganho de peso inexplicável; Pelve ou abdomen inchados, entumescidos e/ou com sensação de cheio, cansaço anormal, ou mudanças inexplicáveis dos seus hábitos intestinais. Se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas, peça a seu médico uma combinação de exames pélvico/retal ,exame de sangue CA-125 e ultrassom transvaginal.O exame de Papanicolau NÃO detecta câncer ovariano. Por favor, repasse... é muito importante!. Por favor, mantenha esta mulher andando !!! Passem aos homens também, todos tem ou tiveram uma mulher em suas vidas....
Saiba mais aqui: (http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=341 )



domingo, março 01, 2009

COMO FAZER MACARRÃO CASEIRO (PASSO-A-PASSO)

Hoje fiz macarrão caseiro e resolvi fotografar as etapas para mostrar que é bem fácil e rápido. É claro que facilidade e rapidez dependem totalmente do cilindro pois sem ele seria um pouco mais demorado. Essa quantidade é suficente para nós 4 aqui em casa.



3 ovos e 300 gramas de farinha de trigo (1 ovo para cada 100g de farinha);
Misture os ovos e o trigo numa tigela;

Coloque a mistura numa superfície plana e sove até ficar assim;
Como a massa é um pouco difícil de trabalhar eu termino de 'sovar' no cilindro. No início ela sai assim toda quebrada;
Continue juntando os pedaços e passando no cilindro e diminuindo a espessura até ela sair assim;
Quando a massa atingir a espessura desejada (eu uso 6 ou 7), corte-a em tiras de aproximadente 30 cm;
Passe as tiras pelo cortador;
Com a ajuda do cabo de uma colher de pau ou plástico, ampare a massa cortada que sai da máquina e transfira para o varal onde a massa vai secar;
Os dois tamanhos de massa secando (uma para macarronada e a outra para uma sopinha);
Essa já está seca. Fiz 1 das tiras para sopa e as outras 4 para a macarronada. Estas últimas eu nem esperei secar, já foram cozidas.

Macarrão com shitake, cebola e tomates (desse só eu gosto).

Macarrão com salsicha (o preferido das minhas filhas, eu não gosto muito de molho vermelho)
Macarrão a bolonhesa (o preferido do meu marido).
Macarrão ao alho e óleo (esse é o meu preferido e todos gostam).

.
.

Para ver postagem relacionada clique: Máquina de macarrão - opinião

FEITO NO BRASIL